Você sabe por que 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT+? Em junho de 1969, ocorreu a Rebelião de Stonewall Inn, depois que a polícia invadiu bares frequentados por homossexuais em Nova York a fim de prender o público por “condutas imorais”. Logo após a invasão, uma multidão se concentrou a favor dos direitos. A mobilização contra a perseguição policial durou mais de duas noites.
Após esse acontecimento, foram organizados vários protestos pelos Estados Unidos em favor dos direitos dos homossexuais. Em junho de 1970, depois de um ano, foi criado o Dia do Orgulho LGBT+, marcado pela primeira Parada LGBT+, que foi celebrada em Nova York.
Paradas LGBT+ pelo mundo
Apesar de não ter sido a primeira, a Parada LGBT+ de São Francisco é a mais conhecida dos Estados Unidos atualmente, já que a cidade é marcada por sua grande importância histórica para a comunidade, tendo até a sua própria calçada da fama LGBT+. Saiba mais curiosidades aqui.
No Brasil, a primeira Parada LGBT+ foi acontecer apenas em 1995, em Copacabana, no Rio de Janeiro, após a 17º Conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex. No ano seguinte, ocorreu uma pequena manifestação em São Paulo, na praça Roosevelt. A partir de 1997, a reunião começou a acontecer na Avenida Paulista e se transformou, com o passar dos anos, na maior parada LGBT+ do mundo.
Respeito à diversidade dentro da CVC
Junho é o mês especial para a comunidade LGBT+, com paradas e debates para refletir sobre o tema, porém o respeito à diversidade deve ocorrer em todos os dias do ano. E a CVC está atenta a isso.
A operadora está focada em proporcionar um ambiente seguro e agradável para todos os membros da comunidade LGBT+, sejam clientes, parceiros ou colaboradores. A CVC é uma das marcas do grupo CVC Corp, que desenvolveu, em maio de 2021, o REprograma, um compromisso com a sustentabilidade e a diversidade. Um de seus pilares é justamente o respeito às diversidades, no qual a empresa celebra as diferenças e pratica a inclusão. A CVC respeita a diversidade de clientes, colaboradores, culturas e destinos.