Leste Europeu: 6 melhores destinos para visitar!

Budapeste

Castelos, muralhas, vilarejos medievais, praias de águas azuis e muita história pra contar. O Leste Europeu possui muitos atrativos turísticos e, aos poucos, está se entrando na rota dos brasileiros. Além das paisagens lindas, o custo da viagem é outra vantagem, em comparação a destinos consagrados como Itália, França e Inglaterra.

Separamos 6 países que tem muito mais para oferecer do que paisagens incríveis! Confira:

Áustria

Viena

Com um dos melhores índices de qualidade de vida da Europa, o país esbanja paisagens bucólicas, como bosques verdes, lagos, picos nevados e pequenos vilarejos com casinhas de telhados pontudos. Cidades maiores como Innsbruck, Salzburgo e Viena combinam a arquitetura clássica com trens modernos, ruas limpas e charmosos cafés e restaurantes. É um destino de fácil acesso pela Itália, Suíça e Alemanha.

Eslovênia

Liubliana

Com apenas 20 mil km², esse país que fica na fronteira com a Itália e a Áustria tem paisagens que vão de montanhas nevadas, grandes campos esverdeados e o maior complexo de cavernas de toda a Europa. A capital Liubliana tem um clima bucólico, com ruas de paralelepípedos, cafés charmosos e diversos bares. Suas pontes e igrejas em estilo barroco completam o quadro. A poucas horas de carro fica Bled, principal destino de inverno da Eslovênia. Continue a viagem passando por desfiladeiros, rios de águas verdes-esmeralda, chalés e campos floridos.

Croácia

Dubrovnik

Mar azul-turquesa que recebe mais de 800 cruzeiros no verão, praias badaladas, cidades medievais emolduradas por muralhas antigas. A Croácia tem se tornado um destino cada vez mais conhecido dos brasileiros e cidades como Dubrovinik e Split são as mais famosas (as duas, inclusive, serviram como cenário para a série Game Of Thrones). Apesar da costa ser a estrela do turismo, aposte também em conhecer o parque nacional de Plitvice Lakes e a capital Zagreb.

Hungria

Marcada pela disputa entre diversos povos – já passou pelas mãos de celtas, romanos, hunos, otomanos, nazistas e soviéticos – a Hungria carrega muitas influências. Isso se reflete em sua arquitetura renascentista, nas ruas largas de inspiração germânica, nos banhos termais turcos, nos cafés vienenses. A capital Budapeste é literalmente dividida em duas partes: Buda, o distrito histórico que abriga o castelo, e Peste, com construções mais modernas. Cortada pelo rio Danúbio e ligada por pontes, é uma das capitais mais belas do Leste Europeu.

República Tcheca

Praga

As décadas de domínio comunista não conseguiram apagar as belezas desse país. A capital Praga é considerada uma das mais belas do mundo e já se tornou quase um roteiro obrigatório para quem vai à Europa. Com seu castelo majestoso, igrejas em estilo gótico e famosíssima Ponte Carlos, a cidade é puro encatamento. Mas não é só de Praga que vive o turismo da República Tcheca. Conheça Cesky Krumlov, com suas casinhas de madeira que parecem ter saído de contos de fadas, além do Bohemian Switzerland National Park.

Romênia

Castelo de Bran, Romênia

Esqueça o ar sombrio das histórias do Conde Drácula (mas não muito). Muitas lendas cercam a história desse país e suas tradições folclóricas podem ser observadas nos costumes, arquitetura, vestimentas. Um de seus principais atrativos é justamente o Castelo de Bran, onde viveu Vlad III, que inspirou a criação do vampiro mais famoso do mundo. Mas separe um tempo para conhecer o Palácio do Parlamento, na capital Bucareste, o Mosteiro Moldovita, na região da Bucovina, e o parque do Monte Tâmpa, na Transilvânia. Imperdível!