Terceiro maior país da América do Sul, o Peru é um dos destinos mais completos quando o assunto é turismo. Multifacetado, atrai públicos com diferentes interesses, como história, com suas construções pré-colombianas; cultura, natureza e gastronomia.
Os principais destinos de turismo no Peru são Lima, Cusco e Machu Picchu, porém muitas outras cidades oferecem atrações fascinantes. Confira:
Lima
A capital do Peru está em constante transformação e atrai visitantes com diferentes interesses, como história, surfe, compras e gastronomia. Seus restaurantes são referência no mundo todo, com pratos que utilizam ingredientes de várias partes do país. A cidade ainda é sede tanto de festas típicas milenares como de festivais modernos de cinema, música, gastronomia e moda. Vale conferir museus como o Larco, as construções coloniais do centro histórico, os parques arborizados de Miraflores e os bares descolados de Barranco.
Paracas
O deserto costeiro do departamento de Ica sedia duas das mais interessantes atrações do Peru. Nos pampas de Nazca, misteriosas linhas reproduzem imagens de animais que só podem ser vistas do alto. Já a Reserva Natural de Paracas preserva uma área que é hábitat natural de lobos-marinhos, aves e pinguins. Paracas é um vilarejo que serve de base para o turismo pela região.
Arequipa
Patrimônio da humanidade conhecido como “cidade branca”, por causa da cor da pedra vulcânica que é utilizada nas construções locais, Arequipa fica aos pés dos vulcões El Misti, Chachani e Picchu Picchu. Seu belo centro colonial possui edifícios dos séculos XVI a XVIII, de arquitetura barroca, que é Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.Conhecida como Cidade Branca por causa da cor da pedra vulcânica (chamada sillar) usada em mansões, igrejas e conventos de seu extraordinário conjunto arquitetônico, a 2.335 m de altitude, Arequipa também está em uma região de excepcional beleza natural, entre vales, pampas, cânions e vulcões. O Vulcão Misti, a 5.822 metros de altitude, pode ser avistado de vários pontos. Situado a 150 km da cidade, o impressionante Cânion do Colca tem mirantes para observar o voo dos condores-dos-andes.
Puno
A 380 km de Cusco, quase na fronteira com a Bolívia, a cidade é a base para conhecer o belíssimo Lago Titicaca, a 3.800 metros de altitude. É inesquecível o visual quando o sol ilumina suas águas azuladas, contrastando com o vermelho, o laranja e o rosa das vestimentas das pessoas que habitam a região e preservam suas tradições ancestrais no dia a dia e nas festividades. As ilhas de Uros e Taquile podem ser visitadas de barco com os passeios da CVC.
Machu Picchu, Valle Sagrado e Cusco
Entre os lugares para conhecer no Peru, esses são os mais procurados. A 3.400 m de altitude, Cusco preserva sítios arqueológicos surpreendentes junto de construções coloniais erguidas depois da chegada dos espanhóis. Como é um dos destinos mais procurados do Peru, a cidade reúne uma grande variedade de hotéis, restaurantes, bares e lojas, muitos deles ao redor da Plaza de Armas, onde fica a catedral. Nos arredores estão as ruínas do chamado Vale Sagrado, como os incríveis terraços concêntricos de Moray.
Qual a melhor época para viajar ao Peru?
Os termômetros marcam tempo mais seco e ensolarado entre abril e setembro, a melhor época para visitar grande parte do país. Entre outubro e dezembro o tempo esquenta, mas chove mais. Em Lima e Paracas, os termômetros marcam máximas de 27°C no verão e mínimas de 16 °C no inverno. Em Cusco e Puno, dificilmente a temperatura passa dos 20°C: faz frio o ano todo, principalmente entre julho e agosto, quando pode chegar a 0°C. Em Arequipa, a temperatura é similar, só um pouquinho mais quente.
A CVC tem roteiros completos pelo país incluindo todos esses lugares para conhecer no Peru. Converse já com um de nossos agentes para organizar a sua viagem.