Quito, a cidade no meio do mundo

Localizada exatamente no meio do mundo, na Linha do Equador, Quito fica a 2.800 metros de altitude. Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, a capital do Equador exibe um centro histórico muito bem preservado, tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e repleto de belas construções coloniais.

Com 2 milhões de habitantes, Quito oferece toda a estrutura de uma cidade grande, incluindo vida noturna agitada, ótimos restaurantes e animados bares. Também conta com o centro histórico menos alterado da América Latina.

Quito, centro histórico
Quito

O complexo abriga um museu sobre a história da região, um planetário e um monumento. Entre os mais importantes estão a Igreja da Companhia de Jesus, cujo interior é todo decorado em ouro, o Palácio Nacional e a Plaza de la Independência, além da enorme Basílica do Voto Nacional, tão majestosa que já chegou a ser comparada com a Catedral de Notre Dame, em Paris.

A cidade ainda fica pertinho de atrações famosas, como a Feira de Artesanato de Otavalo, gigantesco mercado com muitos trabalhos indígenas, e a Avenida dos Vulcões, uma linda estrada margeada por vulcões cobertos de neve.

Construída em no início do século 16 em um vale estreito sobre uma antiga cidade inca, Quito possui uma vista privilegiada de alguns dos vulcões mais altos e ativos do continente: o Cotopaxi, Chimborazo e Sangay.

Belezas naturais e gastronomia

A geografia de Quito se divide em quatro regiões de climas e paisagens bem distintos: a Serra (região dos Andes), a Costa (Oceano Pacífico), o Oriente (região com florestas) e as Ilhas (arquipélago de Galápagos).

A gastronomia equatoriana é destaque: com delícias como o ceviche (peixe, marisco ou camarão marinado no limão), a fritada de chancho (carne de porco temperada com suco de laranja) e o locro de papas (uma sopa de batata muito especial).

De todos os ângulos, Quito é impressionante.