Conhecer a Europa sem se preocupar com o idioma é uma das vantagens de eleger Portugal como seu próximo destino. Some a isso o fato de ser um dos mais baratos do continente, possuir gastronomia rica em sabores e arquitetura diferenciada. O país reserva paisagens estonteantes, principalmente se vistas a bordo de um trem.
Este, aliás, é o meio de transporte favorito de quem deseja curtir a rotina local e aproveitar o conforto desta opção eficiente e barata, se comparado a outros países europeus. A boa localização das estações, na maior parte das vezes em áreas centrais – perto de hotéis, restaurantes e lojas – contribui para que o trem seja uma ótima escolha durante sua viagem.
As linhas ferroviárias são operadas pela CP (Comboios Portugueses) e oferecem diversas possibilidades de roteiros. Os bilhetes podem ser comprados antecipadamente pela internet e os preços são convidativos. Uma viagem de Lisboa em direção a Porto custa aproximadamente 30 euros (preço pesquisado no site da CP em novembro de 2014), roteiro ideal para aproveitar a paisagem e se deliciar com os famosos pastéis de Belém e os vinhos do Porto. Outra possibilidade é percorrer praticamente o país todo, indo de Faro, ao sul, até Braga, ao norte, passando pela capital (confira hotéis em Lisboa, Coimbra e Porto. Nesse caso, o custo é de cerca de 65 euros (preço pesquisado no site da CP em novembro de 2014).
Aposte também em tours do tipo bate-volta ou inclua trechos de carro para conhecer as praias da região do Algarve ou outros pontos mais distantes. O site da companhia Raileurope é outra fonte para comparar preços e comprar os bilhetes em casa.
São três tipos de trens. Os regionais e o Intercidades fazem mais paradas e são um pouco lentos. Possuem ar-condicionado, restaurante ou bar. Já o Alfa Pendular, mais rápido e com acesso às principais cidades, tem como diferencial a internet wi-fi gratuita.
Separamos alguns roteiros para você conhecer o melhor de Portugal e se apaixonar pelas terras lusitanas. Confira!
Partindo ou chegando a Lisboa
A capital é atendida por linhas férreas que interligam as principais cidades do país – Coimbra, Porto, Braga e Faro –, além de trajetos regionais, como até a cidade costeira de Albufeira. Experimente ir de Lisboa a Sintra, de clima serrano e visual marcante graças aos castelos e ruínas. No caminho inverso, chegando a Lisboa, desembarque na famosa Estação do Rossio, dona de elegante arquitetura. A estação, no coração da cidade, fica integrada ao metrô.
Coimbra
A linha que atende Coimbra é a Lisboa-Porto, ótima opção para encaixar outros roteiros sem perder a facilidade de acesso a hotéis e aeroportos. Saindo da capital, o trecho dura cerca de 2 horas no Intercidades e aproximadamente 1h30 no Alfa Pendular.
Os trens partem da Estação do Oriente, famosa pela moderna estrutura metálica. Ao longo do passeio, aproveite a vista do rio Mondego e da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa.
Porto
A viagem pode durar quase 3 horas a partir de Lisboa. Para quem sai de Coimbra, de 1h30 a 2 horas, de acordo com o trem. Pelo caminho, repare na mudança da paisagem ao sair de áreas urbanizadas e entrar na região dos vinhedos, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. O ponto de chegada é a Estação Campanhã – integrada ao metrô. Já a Estação do Pinhão, importante ponto turístico, tem paredes repletas de azulejos típicos, os quais fazem alusão à história local.
No site da CP ou no site da Raileurope você também se informa antes de programar seu roteiro pela Europa. Continue acompanhando nossos posts para saber mais sobre Portugal!