Já pensou em se hospedar em locais onde já passaram reis e até mesmo santos? Essa experiência pode ser vivida nos Paradores Espanhóis – lugares sofisticados como castelos medievais, palácios e casarões antigos.
Os paradores foram criados em 1928 pelo rei Afonso XIII, para aproveitamento turístico dos monumentos históricos e artísticos da Espanha. Desde então, a atual junta “Paradores de Turismo de España, S.A.” administra 95 paradores adquiridos pelo governo espanhol e gerenciados por diferentes instituições, de privadas a parcerias entre Igreja e Estado ou até mesmo associações.
Os locais preservam seus acervos, móveis e estilo, ao mesmo tempo que oferecem comodidades modernas como TV a cabo e calefação. Confira alguns dos mais famosos paradores espanhóis:
Parador de Santiago de Compostela
Um dos mais bonitos paradores da Espanha, o Parador de Santiago de Compostela também conhecido como Hostal dos Reis Católicos. Está localizado na Praça Obradoiro, perto da catedral. Foi construído como um hospital real em 1499 para acomodar os peregrinos que viajam para Santiago.
Parador de Argomaniz
O belo castelo renascentista, localizado a 8km da cidade de Vitoria-Gaistez era a antiga propriedade da família Larrea e já abrigou Napoleão Bonaparte. Possui 53 quartos com TV a cabo, wi-fi, telefone, minibar e cofre.
Parador de Hondarribia
Situado no ponto mais alto de Hondarribia, era um castelo do século X e já foi utilizado como quartel. Posteriormente, o imperador Carlos V construiu uma nova fachada e o transformou em palácio real.
Parador de Santo Domingo
No século XII, Santo Domingo construiu um hospital para ajudar os peregrinos que faziam o caminho de Santiago de Compostela. Nele teria dormido outro santo: São Francisco de Assis. O hotel quatro estrelas está situado ao lado da catedral de Santo Domingo, dentro da cidadela medieval.