Conheça o Monte Saint Michel na sua viagem para a França

Localizado em um pequeno morro francês, o Monte Saint Michel é um dos lugares mais incríveis que você verá na Europa. Confira as dicas da Carla Cristina, colaboradora da CVC, que fez recentemente uma viagem à França:

A atração

O Monte Saint Michel é uma vila francesa localizada na ilha da Normandia. A principal atração local é a abadia construída e dedicada a São Miguel Arcanjo. O local é um encantador vilarejo medieval que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com construções em pedra e totalmente murado com a abadia no topo. No topo do monte a vista é de tirar o fôlego, com paisagens da vila mais próxima, campos de plantações e do mar. Dentro do Monte você terá a oportunidade de subir ao topo e a entrada é paga somente na abadia, em torno de 20 euros por pessoa. Porém para entrar não é cobrado nenhum valor, a entrada é gratuita.

A localização

O monte está localizado entre a Normandia e a Bretanha, são cerca de 360 km de Paris e é o terceiro local mais visitado por turistas na França, perdendo apenas para Paris e Versalhes.

Quando visitar o Mont Saint Michel?

A melhor época para conhecer o Monte é no período da tábua das marés, um espetáculo da natureza que vale a pena admirar. O fenômeno acontece nas luas cheia e nova, em dois horários por dia. É possível saber com antecedência no site oficial (em inglês), que informa os horários e dias de quando a maré alta vai acontecer.

Como chegar?

Você pode ir de carro ou transporte público. Indicamos que faça o trajeto de Paris até Saint Michel de carro. Mesmo sendo o caminho mais longo, na viagem será incrível apreciar a estrada com charmosas vilas formadas por construções antigas em pedra.

Para quem vai de carro é necessário ter em mãos a carteira internacional de motorista. Os pedágios são totalmente automáticos e aceitam cartão ou dinheiro. As estradas francesas são excelentes, porém há muitos pedágios.

Confira os 2 caminhos saindo de Paris em automóvel particular:

De transporte público é preciso pegar um trem TGV na Gare de St Lazare em Paris até Rennes (em média 2 horas). Daí em diante, o trajeto é de ônibus e você tem três opções:

  1. De Rennes direto ao Mont Saint Michel, com ônibus operado pela oui sncf. A viagem dura cerca de uma hora.
  2. De Rennes até Saint-Malo, depois um FlixBus de Saint-Malo até o Mont Saint-Michel (cerca de 3 horas no total).
  3. De TGV direto de Paris até Saint-Malo, e de lá seguir de Flixbus até o Mont Saint-Michel.

Existem várias opções de tour saindo de Paris para o Mont Saint-Michel. Você pode fazer o passeio de um dia, um final de semana e até passeios guiados.

Quando ir à atração da França?

A melhor época para conhecer Saint Michel é de maio a outubro, período em que os dias são mais longos e o clima é mais ameno.

Bate e volta ou pernoite?

O ideal é fazer um pernoite para conhecer a região com calma e conforto. Durante o dia o local costuma ficar cheia de turistas. Porém à noite as ruas estão vazias e você terá a oportunidade ímpar de explorar o interior das muralhas.

Para ir e vir do Monte Saint-Michel é possível percorrer os 2 km da passarela que ligam o continente ao monte. Você pode fazer isso a pé ou esperar pelo ônibus gratuito, que leva e traz os turistas da vila até o Mont Saint-Michel. O ônibus passa diariamente, a cada 15 minutos, a partir das 7h30 até a meia noite.

Os estacionamentos de visitantes ficam cerca de 800 metros da Place du Navettes, onde o turista pode pegar o ônibus gratuito para ir até o Mont Saint-Michel. 

Todo o local tem placas em inglês e francês e é muito fácil se localizar e encontrar os ônibus gratuitos. 

Existem vários hotéis pequenos dentro das muralhas e outras opções fora do local. Você percorre cerca de meia hora de caminhada até o monte na zona hoteleira do continente, onde há hotéis de marcas conhecidas como o Mercure por exemplo.

Dica gastronômica:

Recomendamos que você visite o restaurante La Mère Poulard, onde é servido o prato mais clássico do Mont Saint-Michel: o suflê de omelete. Ele é molhado no meio e ao mesmo tempo apresenta uma textura leve. A curiosidade é que o prato era servido aos peregrinos que visitavam o Mont Saint-Michel. O prato é preparado diante dos clientes, na entrada do hotel/restaurante e é cozido na lareira.

Não deixe de viver essa experiência incrível! Entre em contato com a CVC e viaje para a França!

*autora do texto: Carla Cristina da Silva Ferreira