Dia Nacional do Livro: 5 bibliotecas que são atrações incríveis

Ok, você pode dizer que hoje biblioteca é um lugar sem função, pois é possível ler qualquer livro até no celular. Mas as bibliotecas citadas nesta matéria não são simplesmente locais tranquilos para devorar obras e fazer pesquisas. Trata-se de edifícios incríveis que merecem uma visita, mesmo rápida, simplesmente para apreciar sua beleza. No Dia Nacional do Livro, conheça algumas das bibliotecas mais lindas do mundo:

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro


Considerada a biblioteca mais bonita do Brasil e uma das mais lindas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura tem estilo neomanuelino inspirado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Reúne a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal, com cerca de 350 mil obras. Fica numa rua meio escondida do Centro chamada Luis de Camões, nome do célebre poeta português.

Biblioteca Joanina, em Coimbra


É impressionante a biblioteca da Universidade de Coimbra, em Portugal, erguida entre 1717 e 1728 em estilo barroco. A madeira exótica e as pinturas douradas ostentam o luxo do monarca Dom João V, então rei de Portugal e patrono da biblioteca, que foi batizada em homenagem ao nobre. Hoje a edificação também abriga espetáculos e concertos, além de guardar cerca de 300 mil livros.

Biblioteca do Congresso Nacional, em Washington

Quem visita a capital dos Estados Unidos nem sempre dedica uns minutos para conhecer a principal sala de leitura da exuberante Biblioteca do Congresso, com estátuas, colunas, um domo de 48 m de atura e afrescos homenageando a literatura. Mas vale muito a pena. Nem que seja para dar uma espiada pelos vidros localizados no alto, proporcionando uma bela vista aérea do espaço. Com mais de 168 milhões de itens, a biblioteca tem o maior acervo do mundo e ocupa três edifícios do Capitólio.

Biblioteca de Alexandria, no Egito


Não, não se trata da biblioteca da Antiguidade, célebre por acumular grande parte do conhecimento do Egito e acumular de 500 mil a 700 mil rolos de papiro. A atual biblioteca da cidade de Alexandria, no Egito, é moderna e foi construída em 2002 no mesmo lugar da antiga, destruída por um incêndio no século 7º. O edifício moderno e circular, à beira do Mediterrâneo e no centro histórico de Alexandria, tem capacidade para 4 milhões de livros.

El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires

Este antigo teatro de 1919 se transformou em uma linda livraria, utilizada também como biblioteca pelo público, que pode se acomodar nos assentos dos antigos camarotes e nas mesinhas do café do palco, para ler livros da casa sem precisar comprá-los. A livraria do bairro da Recoleta, que preserva afrescos, cortinas de veludo e a decoração da época, foi considerada a mais bela do mundo pela revista National Geographic.