Borgonha: destino da França repleto de vinhedos e arquitetura incrível!

borgonha-franca

Nem só em Paris você conhece as melhores experiências da França! Anote aí esse destino que vai te encantar: Borgonha, região que fica entre o centro e o leste deste país e faz divisa com a Suíça em alguns pontos.

Além de ser menos disputada pelos turistas, viajar para Borgonha rende visita a vinhedos, vilas com arquitetura medieval e mais de 40 restaurantes estrelados classificados pelo guia Michelin. A região também concentra mais de 1 mil “climats” (pequenos territórios, dentro de vinhedos, com características que favorecem a produção de vinhos únicos) considerados patrimônio mundial pela Unesco. A produção de vinhos, queijos e da mostarda Dijon são super tradicionais e datam da Idade Média.

Como chegar?

O objetivo de muitos viajantes que passam pelos vinhedos da Borgonha é ir de Paris a Lyon. São cerca de 3h de Paris até a cidade de Dijon, de carro. Considerando a capital francesa como ponto de partida, o trajeto de trem até Dijon reduz o percurso para 1h40. Saindo do Brasil, o voo para Paris dura pelo menos 11h. Recomendamos hospedagem nas cidades da Borgonha para aproveitar a região por 3 dias ou mais.

Principais cidades e atrações

Como Borgonha é um condado da França, há algumas cidades que ficaram mais famosas, como é o caso de Dijon e Beaune.

Dijon

Perfeita para quem gosta de arquitetura, Dijon concentra várias construções que datam dos séculos 17 e 18. A cidade é a capital administrativa de Borgonha. Destaque para o Palácio dos Duques de Borgonha, que funciona como o Museu de Belas Artes. De Dijon até Beaune, há vários vilarejos e a estrada é muito bonita.

Beaune

Cheia de fachadas que misturam os estilos arquitetônicos enxaimel e gótico, Beaune fica entre vinhedos e rende boas compras de produtos locais nas lojas do centro histórico, onde também acontece uma tradicional feira de rua. Aproveite para conhecer o castelo Château du Clos de Vougeot, aberto para visitação e refeições, um dos cartões-postais da rota dos vinhos de Borgonha.

Route des Grands

Para conhecer os vários vinhedos dessa região que é atrai amantes de história, gastronomia e enoturismo, programe-se para percorrer pelo menos uma parte dos 80 quilômetros da Route des Grands Crus. É nessa área que são produzidos os mais famosos vinhos franceses, as terras são famosas pelo cultivo das uvas pinot noir e chardonnay.

*Ofertas sujeitas à disponibilidade e alteração