Quer saber onde fica Curaçao, destino caribenho que tem recebido vários famosos brasileiros?
Em 2023, pipocaram nas redes sociais fotos em Curaçao com atrizes como Clara Moneke, Sheron Menezzes, Carla Cristina Cardoso e Leticia Salles, que foram celebrar o fim das gravações da novela Vai na Fé, da TV Globo.
Depois, foi a vez da modelo e empresária Gabi Lopes, que viajou com um grupo de 200 pessoas para comemorar o seu aniversário. Entre eles, estavam vários influenciadores e artistas.
Este ano, nomes como o apresentador Marcos Mion, o humorista Marcelo Adnet, Mauro Sousa (filho do quadrinista e empresário Mauricio de Sousa) e Elaine Mickely (esposa do jornalista e apresentador César Filho), estiveram por lá.
Mas onde fica Curaçao?
Curaçao é uma ilha no Mar do Caribe que fica próxima da costa da Venezuela. Até o ano de 2010, pertencia às extintas Antilhas Holandesas; atualmente, é um país independente constituinte do Reino dos Países Baixos.
Como chegar em Curaçao?
Desde junho de 2023, a Azul opera voos diretos do Brasil para Curaçao, via Belo Horizonte (6 horas de voo). Também dá para viajar com a Avianca (com conexão em Bogotá) e a Copa Airlines (com conexão na Cidade do Panamá).
O que tem de especial em Curaçao?
Diversidade cultural
Curaçao abriga uma das culturas mais multifacetadas do Caribe. Originalmente habitada pelo povo arawak, a ilha ficou sob domínio espanhol no início do século 16. Em meados de 1600, recebeu muitos refugiados judeus. Depois, foi trocada entre os holandeses e o Império Britânico antes que os Países Baixos finalmente a reivindicassem, em 1815. Hoje, é um Estado independente, mas os cidadãos têm passaportes holandeses. Não é incomum ouvir vários idiomas por lá, entre holandês, espanhol, papiamento e inglês. A diversidade cultural se manifesta na gastronomia e na música – rádios tocam bachata, reggaeton, pop americano, tumba e kombina, o gênero musical próprio da ilha.
Centro histórico fotogênico
Fundada em 1634, a capital Willemstad guarda um centro histórico considerado Patrimônio Mundial da Unesco. As casinhas coloniais holandesas coloridas que são cartão-postal de Curaçao compõem um dos lugares mais encantadores da ilha. À beira-mar, a rua Handelskade é cheia de cafeterias, bares e lojinhas: é o lugar é legal para passar o final da tarde. Não perca o mercado flutuante, uma feira com produtos vendidos em barcos, e a Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, a mais antiga das Américas em operação. Pelo centro também há lojas com eletrônicos, perfumes, cosméticos, joias, roupas e acessórios de grife.
35 praias estonteantes e mergulho top
Mar translúcido com vários tons de azul e areia branquinha: as faixas de areia de Curaçao têm esse visual paradisíaco que a gente espera das praias no Caribe. Algumas das mais belas ficam no norte da ilha, como Kenepa Grandi, Cas Abao e Porto Mari: baías de sonho com poucas construções à vista. Ali você pode alugar um snorkel e observar peixinhos coloridos enquanto relaxa nas águas mornas – aliás, Curaçao é um point muito procurado por mergulhadores do mundo todo.
Gastronomia e vida noturna
Entre barraquinhas de rua, quiosques de praia, restaurantes populares e locais mais sofisticados, come-se muito bem em Curaçao. Prove os pratos com peixes e frutos do mar e quitutes locais como o papaya stobá, um ensopado de mamão. À noite, é fácil encontrar um bar com bons drinques e música ao vivo. Um dos locais mais conhecidos é o Blues, bar de jazz do Avila Beach Hotel, situado em uma mansão histórica. Vale também conhecer o complexo Mambo Beach, os bares do bairro Pietermaai e, claro, os cassinos da ilha.
Qual a melhor época para viajar a Curaçao?
Assim como Aruba e outros destinos do sul do Caribe, Curaçao está fora da rota dos furacões. Ou deseja: pode ir em qualquer época do ano sem problemas.
Agora que você já sabe onde fica Curaçao e o que tem para fazer por lá, vamos começar a planejar sua viagem? A CVC tem pacotes com preços promocionais e parcelamento de até 12 vezes.