Melbourne é fácil de ser explorada a pé ou de transporte público, com bondes que ligam o centro aos bairros mais afastados, e o melhor: de graça! Reserve um tempo para explorar as vielas e becos grafitados espalhados pelo centro, como a AC/DC Lane, em homenagem à banda australiana.
Ali está o melhor restaurante peruano da cidade, Pastuso, e ao lado da estreita viela um dos restaurantes asiáticos mais badalados, o Chin Chin, na Flinders Street. Na mesma rua, fora da rota turística de Melbourne, vale muito a pena conhecer o bar do Garden State Hotel, com rótulos de cerveja do mundo inteiro.
A poucos metros, a Flinders Street Station, o principal terminal ferroviário de Melbourne e um dos pontos de encontro da cidade. A partir dali, em frente à Catedral de St Paul’s, é possível avistar o bar mais antigo de Melbourne, o Young and Jackson, na esquina das ruas Swanston and Flinders, que expõe o famoso e polêmico quadro Chloé, com uma mulher nua pintada pelo francês Jules Lefebvre, em 1875.
Por ali passa o rio Yarra, um dos principais cartões-postais da cidade, e usado com frequência para a prática de regata. Sobre o rio, da Princes Bridge, é possível registrar uma das melhores fotos da cidade, com a Eureka Tower de pano de fundo. No 88ª andar da torre está a plataforma de observação deste que é arranha-céu mais alto da cidade, com 300 metros.
Margeando o rio chega-se ao DFO South Wharf, outlet com mais de 170 marcas australianas e internacionais, certamente um bom lugar para compras. A região central de Melbourne também concentra diversas lojas de grife internacional, como Louis Vuitton, Dolce Gabbana, Gucci, Dior, Montblanc, entre outras, todas na Collins Street.
Aproveite o intervalo das compras para percorrer e almoçar em um dos restaurantes das baladas Degraves Street e Centre Place. Após a refeição, desfrute de um delicioso café no Dukes Coffee Roasters, considerado um dos melhores da cidade, ou ainda, visite a charmosa casa de chá Hopetoun Tea Rooms, na histórica e requintada galeria The Block Arcade, de 1892. Na mesma rua conheça o mais importante teatro de Melbourne, Regent Theatre.
Desenvolvida, cheia de arranha-céus, shopping e edifícios históricos, Melbourne ainda revela outros encantos, como a icônica Brighton Beach, com suas charmosas casinhas coloridas e banhada pelas águas da baía de Port Phillip, famosa por sua colônia de pinguins. Quem vai lá costuma pegar um bonde de aproximadamente 40 minutos do Centro, ou ainda pedalar nas ciclofaixas pelas vias de St. Kilda, um dos bairros à beira-mar de Melbourne.
O estilo de vida dos australianos é esse: happy hour com os amigos, parques lotados, passeios culturais, a pé e de bicicleta, que deixa em qualquer turista aquele gostinho de “quero mais”.
Quer saber mais sobre a Austrália? Então confira nossos posts sobre Merlborne e suas belezas, Vinícolas em Melbourne, Montanhas da Austrália e a Great Ocean Road!