Rússia: apaixone-se por sua história e cultura!

Moscou, Kremilim

Maior país em dimensão territorial do mundo, a Rússia será o centro das atenções a partir de junho de 2018. E não é para menos: além do show de bola que vai rolar por lá, os turistas encontrarão milhares de motivos para se apaixonar por esse país de proporções continentais. São mais de 17 milhões de km², ocupando quase metade da Europa e praticamente um terço da Ásia, além de fazer fronteira com 14 países e contar com 11 fusos horários. Mergulhe na história e cultura da fascinante Rússia!

Moscou, Catedral de São Basílio
A Catedral de São Basílio é o principal símbolo de Moscou (Crédito: Shutterstock)

Legado imperial e soviético

Principal república da antiga União Soviética, a Rússia transformou em atrações turísticas construções marcantes da sua história, como os palácios dos czares, os bunkers da Guerra Fria, os mausoléus de líderes como Lênin e até as luxuosas estações de metrô. Sua rica história está presente em cada esquina de Moscou e São Petersburgo, as cidades mais turísticas do país, que possuem diversos museus, parques, restaurantes e uma intensa vida cultural que é referência no mundo todo.

Para entender a importância da Rússia na história mundial é preciso voltar um pouco no tempo. O Império Russo foi fundado no século 14, mas começou a se expandir muito nos séculos 17 e 18, durante o reinado do czar Pedro, o Grande, e se tornou a maior nação do mundo no século 19. Em 1917, a Revolução Russa derrubou o regime dos czares e instituiu o regime socialista no país, que incorporou outras 14 repúblicas ao seu território, formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liderada por Lênin.

Já sob o comando Josef Stalin, o comunismo foi consolidado no país. Após a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, surgiram dois grandes blocos no mundo: o comunista, liderado pela União Soviética, e o capitalista, encabeçado pelos Estados Unidos. Era a tão famosa Guerra Fria, que acabou quando o regime socialista entrou em decadência, levando ao fim da União Soviética em 1991.

Matryoshka, Rússia
A cultura russa é muito rica e interessante, pode ser observada através dos costumes, artesanato e religião (Crédito: Shutterstock)

Religião

A maior parte da população russa segue a religião ortodoxa. Suas lindas catedrais estão espalhadas pelo país. As mais famosas são a colorida Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou, e a Catedral de Pedro e Paulo, em São Petersburgo. Por questão de respeito, as mulheres cobrem os cabelos para entrar nas igrejas e catedrais russas. Outras religiões presentes no país são a muçulmana e a budista.

Conheça as principais atrações russas

Entre suas principais atrações estão a Catedral de São Basílio, em Moscou. Principal símbolo da cidade, possui cúpulas coloridas e está localizada bem no centro da Praça Vermelha. Na mesma praça fica o Kremlin, a antiga cidade murada com construções como catedrais, museus, palácios e túmulos de czares.

Moscou, estação de metrô Komsomolskaya
As estações de metrô de Moscou são verdadeiros palácios luxuosos (Crédito: Shutterstock)

E quem disse que algo tão prático como o metrô não pode ser atração turística? Pois o Metrô de Moscou é considerado um autêntico palácio subterrâneo pela decoração luxuosa. Sua construção começou em 1931 e até hoje impressiona seus visitantes.

Já em São Petersburgo os principais pontos turísticos são o Museu do Hermitage, com mais de 2 milhões de obras de arte divididas em seis edifícios, incluindo o Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares e a Fortaleza de Pedro e Paulo, templo ortodoxo de estilo barroco com a bela Torre do Sino, de 122 metros. A 48 km de São Petersburgo fica outra joia russa: Peterhof, palácio de verão encomendado pelo czar Pedro, o Grande, em 1705, com belíssimos jardins.

Quer saber mais sobre a Rússia? Então confira nossos posts sobre Gastronomia, Cidades da Rússia, Como se locomover e Documentação para viagem! Também não perca as promoções pacotes para Rússia com a CVC!

 

*Ofertas sujeitas a alteração e disponibilidade