Dicas para sua viagem ao Panamá

Cidade do Panamá

Belezas naturais impressionantes, uma capital que reúne tradição e modernidade, além de um ótimo destino para compras. O Panamá vem crescendo na preferência dos brasileiros e deixou de ser apenas uma simples conexão para voos internacionais. Confira nossas dicas para sua viagem:

1 – Sobre o Panamá

O país está localizado em um ponto privilegiado, exatamente entre a América Central e a do Sul. É famoso pelo Canal do Panamá, uma gigantesca obra de engenharia que hoje representa uma parcela significativa do PIB do país.

2 – Idioma, moeda e fuso horário

O idioma oficial do Panamá é o espanhol, mas é possível se comunicar muito bem em inglês por lá. O fuso horário é de apenas 3 horas a menos em relação ao horário de Brasília. Já a moeda é o Balboa, que tem a mesma cotação que o dólar americano, que também é muito usado no comércio local.

3 – Documentos para a viagem

Não é necessário visto para entrar no país, apenas passaporte válido por, no mínimo, 3 meses. Também é importante ter em mãos a reserva de hotéis garantindo sua hospedagem, comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil, e o Certificado Nacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Não esqueça de tomar a vacina 10 dias antes da viagem!

4 – Quando ir

Faz calor o ano inteiro no Panamá, o que é ótimo para aproveitar as praias. O período mais seco é de janeiro a abril e os meses com mais chuva são maio, julho e agosto. Para quem vai à Cidade do Panamá, a dica é reservar 2 a 3 dias para conhecer tudo o que ela oferece. Mas não se esqueça que o país também tem outros destinos incríveis, como Colón, San Blás e Boquete.

5 – Como chegar

A Copa Airlines, por ser uma empresa panamenha, é a principal opção para os voos para o Panamá, oferecendo saídas das principais capitais brasileiras, como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Manaus. Gol, United também operam voos para o país.

O principal aeroporto do Panamá é o Tocumen, que também é famoso por ter muitas lojas com preços atrativos. Ao desembarcar, a melhor maneira de deixar o aeroporto é por meio de táxis. Os ônibus não são confortáveis.

6 – O que fazer no Panamá

Alguns passeios devem fazer parte do seu roteiro de viagem. O primeiro da lista é o Canal do Panamá, uma maravilha da engenharia moderna que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. O Canal foi construído para permitir que os navios fizessem a travessia entre os dois oceanos sem ter que fazer o demorado e caro trajeto de rodear o extremo sul do continente americano.

Outro passeio é conhecer as ruínas de Panama Viejo, restos da antiga Cidade do Panamá e que foi atacada por piratas em 1671 e depois evacuada e incendiada. Passeie também pela Causeway de Amador, uma avenida construída com as pedras remanescentes da construção do Canal do Panamá, repleta de restaurantes, lojas e uma marina.

Para quem procura pelas praias, a dica é conhecer o arquipélago de San Blas. Situado a menos de 3 horas da Cidade do Panamá, o destino tem praias espetaculares! E a praia Boca del Drago, situada na província de Bocas del Toro, tem águas tão cristalinas que os turistas costumam ver as estrelas do mar. Se você procura por tranquilidade, indicamos a praia Las Lajas, praticamente deserta todas as épocas do ano.