Por Denise Farjalla e Liliane Bento
O Dia dos Namorados chegou e está sendo um pouco diferente, cada um na sua casa, curtindo momentos como um jantar à luz de velas ou mesmo assistindo a um bom filme. Para surpreender quem você ama com um presente especial, nada melhor que comemorar uns dias juntinhos em um lugar incrível, não é mesmo? Então a CVC preparou algumas dicas de viagens românticas para você fazer no fim do ano ou mesmo em 2021, confira:
Petrópolis, a romântica cidade imperial
A 70 km da cidade do Rio de Janeiro, você vive um conto de fadas na cidade imperial de Petrópolis, tão charmosa e acolhedora que foi escolhida pela família de Dom Pedro II para passar os períodos mais quentes do ano devido ao frescor das montanhas e o clima ameno.
A primeira atração obrigatória para entrar no clima da nobreza é o Museu Imperial, antiga residência oficial da família do imperador, com mais de 300 mil itens da época. A construção tem uma importância história tão grande que você só pode visitar os cômodos com pantufas para preservar sua estrutura. Depois de mergulhar nesse berço da história brasileira, nada mais delicioso que tomar um Expresso Imperatriz, café com Amarula e chantilly, no Duetto’s Bistrô e Café, nos jardins do museu.
Outro ponto alto da cidade do estado fluminense é o magnífico Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde d’Eu para presentear a Princesa Isabel, sua esposa, a fim de cultivar hortaliças. Foi nesta lindíssima construção de 1884 que a princesa entregou as cartas de alforria aos escravos em 1888. Hoje o palácio recebe eventos como a Bauernfest, festa entre meados de junho e o início de julho que homenageia os colonos alemães, imprescindíveis no planejamento de Petrópolis.
Bem em frente ao Palácio de Cristal, você encontra um ícone germânico: a Bohemia, primeira cervejaria construída no Brasil. Ali você pode visitar o Museu da Cerveja, fazer um tour com degustação e ainda saborear um almoço harmonizado com cervejas no restaurante do terraço, de onde tem uma bela vista para o horizonte da cidade.
Depois da refeição, uma excelente opção é caminhar de mãos dadas pela Avenida Koeler, que tem este nome em homenagem ao fundador da cidade, Júlio Frederico Koeler. Você vai amar os casarões do século 19, como a Casa da Princesa Isabel e o Palácio Rio Negro, onde vários presidentes do Brasil já ficaram hospedados.
A avenida termina na imponente Catedral São Pedro de Alcântara, que conserva os restos mortais de D. Pedro II, D. Tereza Cristina, a Princesa Isabel e o Conde d’Eu no Mausoléu Imperial. A igreja neogótica é muito disputada para casamentos, por causa da sua beleza impressionante.
Monte Verde, refúgio do amor em Minas Gerais
Caractéristicas como uma deliciosa gastronomia e um clima ameno foram pontos decisivos na escolha de Monte Verde, localizada a 165 km de São Paulo, para descansar em um fim de semana a dois em novembro do ano passado. Logo na entrada do distrito pudemos sentir o seu charmoso ambiente acolhedor, principalmente depois de sermos recepcionados por um simpático esquilo, mascote da região.
Apesar da época do ano, pudemos apreciar a temperatura amena da Serra da Mantiqueira, onde está situada Monte Verde, que faz parte do município de Camanducaia, no sul de Minas Gerais.
No dia da chegada, passeamos pela Avenida Monte Verde, a principal da vila, composta por galerias de arte e lojas de artesanato, queijos, chocolates, bebidas e roupas, especialmente de frio. Aproveitamos para agendar um passeio para o dia seguinte na Companhia 4×4.
Descansamos e, no dia seguinte, após o café da manhã, partimos para nosso passeio. A primeira parte era a Trilha da Pedra Redonda, de nível intermediário e com uma vista espetacular de Minas Gerais e São Paulo a mais de 1.900 metros de altitude. Durou cerca de uma hora e meia. Depois fizemos um passeio panorâmico pelo vilarejo, visitando o Espaço Integrado de Arte Paula Unger & Unger´s Pottery House Art Gallery, com belas obras de arte contemporânea e objetos decorativos de jardim como fontes e comedores de passarinhos; a Chocolateria Monte Verde, com atendimento especial, ambiente acolhedor e chocolates deliciosos; o famoso Paulo das Trutas, com seu criadouro artesanal e delicioso restaurante; e a Destilaria Monte Verde, com boas cachaças mineiras degustadas com queijos e doce de leite.
Também visitamos a Pousada do Castelo, com sua nobre arquitetura cercada de verde, e a Pousada Viviê, conhecida pelo chalé temático em forma de aeronave, que tem até uma escadinha igual a de um avião. O final do passeio foi muito especial, pois dirigimos um quadriciclo pelo cenário serrano, fazendo uma parada para apreciar o lindo pôr do sol.
À noite, o clima estava perfeito para se deliciar com um tradicional rodízio de fondue no Boteco do Lago, com música ao vivo e um lindo visual do espelho d´água. Nas mesas ao lado, muitos casais, como nós, tomavam vinho abraçados. Foi a despedida perfeita em um local tão acolhedor, onde tivemos um romântico fim de semana recheado de boas energias.