Celebrado em 22 de outubro, o Dia do Enólogo presta homenagem a esses profissionais tão importantes no mundo dos vinhos, que encabeçam o processo de produção da bebida.
Inspirados por essa comemoração, selecionamos seis destinos perfeitos para amantes de vinho no Brasil e no exterior. Nesses lugares, vinícolas contam com estruturas preparadas para receber visitantes e levá-los para passear pelos vinhedos, conhecer as adegas e provar rótulos direto da fonte.
Alguns ainda oferecem experiências especiais como piquenique nas plantações, almoço harmonizado e degustação acompanhada de queijos, pães e azeites.
Veja a seguir nossas sugestões de roteiros de turismo de vinho:
Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha
Com colinas cobertas por vinhedos a perder de vista, a região concentra grande parte da produção brasileira de vinhos. E o enoturismo se desenvolveu muito na última década: a premiada vinícola Casa Valduga, com seu restaurante top, continua sendo uma das vinícolas mais procuradas, junto a Miolo, que tem um lindo “wine garden”. Na Pizzato, os vinhos da casa são harmonizados com queijos e frios regionais. A recente Cave do Sol tem instalações modernas e experiências como degustação de vinhos com chocolates.
Napa Valley, Califórnia
Mais de 400 vinícolas estão espalhadas por essa região no norte da Califórnia, a menos de 100 km de São Francisco. Visitantes podem se hospedar no centro da cidade de Napa ou em hotéis nos campos ao redor (e até dentro de vinícolas!) e visitar casas como a Stag’s Leap Wine Cellars, super tradicional, a Robert Mondavi Winery, com várias modalidades de tour e degustação, e a V. Sattui Winery, que tem mercearia com outros produtos regionais.
Quer ter um panorama geral do vale? O passeio de balão é um dos programas mais procurados.
Stellenbosch, África do Sul
Stellenbosch é uma das paradas obrigatórias do enoturismo na África do Sul, e ainda pode ser visitada em um tour bate-volta saindo da Cidade do Cabo, que está a apenas 50 km de distância. A Meerlust, fundada no século 18, ajuda a contar a história da região e ainda tem vinhos incríveis. A Waterford Wine Estate exibe um belo paisagismo e conta com degustação harmonizada com chocolates. E a Boschendal Farm Estate tem piquenique no lago e cavalgada entre as atividades oferecidas.
Hunter Valley, Austrália
A Austrália é uma das principais produtoras de vinhos do “novo mundo”. A região de Hunter Valley, uma das mais tradicionais do país na viticultura, fica no estado de New South Wales, entre a capital Canberra e a famosa Sydney. Por lá, reinam os rótulos tintos, principalmente à base das uvas shiraz e cabernet. O vale tem mais de 150 vinícolas, além de boa estrutura de hotéis, restaurantes, spas e passeios.
Mendoza, Argentina
Em uma região desértica no noroeste do país, a cidade é a grande estrela dos vinhos argentinos hoje: são mais de 1.200 vinícolas em seus arredores, mais de 100 delas abertas à visitação. Poucos destinos de enoturismo unem a coleção de atributos de Mendoza, com acesso fácil, clima quase sempre ensolarado e infraestrutura charmosa e bem preparada que atrai tanto iniciantes no mundo do vinho quanto os mais experientes. A paisagem ao redor faz bonito, com picos da Cordilheira dos Andes no horizonte.
Champanhe, França
A variedade de espumantes é enorme, mas saiba que só se pode chamar de champanhe as bebidas produzidas nessa região francesa. E ela fica convenientemente a apenas 150 km de Paris, permitindo que você facilmente passe um ou mais dias visitando desde as grandes grifes até as pequenas produtoras. Entre as cidades de Reims e Épernay, separadas por 55 km, ficam casas como a Veuve Clicquot, a Taittinger e a Moët & Chandon, além de alguns ótimos restaurantes com estrelas Michelin.