Dicas para fazer um cruzeiro na Europa: os roteiros mais legais e a melhor época para viajar

Fazer um cruzeiro pela Europa é uma experiência incrível: é a sua chance de explorar diversas culturas e destinos em uma única viagem.  Fizemos até um post onde você encontra tudo o que precisa saber antes de fazer uma viagem de cruzeiro!

Seja navegando pelos mares ou pelos rios, os cruzeiros são uma opção interessante para visitar alguns dos destinos mais icônicos do continente, com paisagens deslumbrantes todos os dias e ampla infraestrutura de lazer e alimentação já inclusos no valor da viagem.

E a seguir, selecionamos algumas dicas espertas com informações para você ter em mente antes de reservar o seu cruzeiro na Europa.

OS TIPOS DE CRUZEIRO NA EUROPA

Os cruzeiros mais populares são aqueles feitos em grandes navios, complexos de lazer com comida, bebida e diversão 24h. São viagens mais econômicas que param em portos grandes.

Nesses navios, há os cruzeiros de travessia, como os feitos entre a Europa e o Brasil, com roteiros que duram geralmente entre 14 a 28 dias. É uma oportunidade de ter tempo de sobra para curtir a estrutura dos navios em um ambiente mais tranquilo (porque dificilmente as embarcações ficam muito cheias ao cruzar o Atlântico) e viver um pouco do glamour de antigas viagens transatlânticas.

Há também os cruzeiros feitos em barcos pequenos, que muitas vezes levam a lugares aonde só dá para chegar de barco, param em cidades e portos menores e têm estrutura mais simples e serviço mais luxuoso. Entre eles, há os cruzeiros fluviais, que exploram rios como o Danúbio, o Reno, o Sena e o Douro.

Navio de cruzeiro em Veneza

OS ROTEIROS

Existem diversas opções de itinerários para cruzeiros na Europa. O Mar Mediterrâneo é possivelmente o destino mais procurado: o roteiro mais clássico navega entre Barcelona e Roma e faz escala em portos na Espanha, França, Mônaco e Itália. É uma oportunidade de explorar regiões como a Toscana e a Riviera Francesa, bem como visitar Florença, Monte Carlo, Nápoles e ilhas como Córsega, Mallorca, Sicília e Sardenha. Mas fique atento: destinos famosos como Roma e Florença estão localizados a uma hora ou mais dos portos.

No chamado Mediterrâneo Oriental, os navios partem de Atenas ou Istambul e visitam vários lugares históricos (Delphi, Ephesus, Rhodes) e ilhas gregas (Mykonos e Santorini). 

Alguns cruzeiros também exploram destinos do Mar Adriático, partindo de Veneza e visitando portos na Croácia e na Grécia, e às vezes em Montenegro e na Albânia.

Tem também as viagens no norte da Europa, passando por lugares como Copenhague, Estocolmo, Stavanger (Noruega), Haugesund (Noruega) e Flam (Noruega). 

Pesquise sobre os pontos turísticos e as atividades oferecidas em cada destino para encontrar o cruzeiro que mais combina com os seus interesses.

Navio visto da ilha de Santorini, na Grécia

AS PARADAS

A cada escala, você tem seis ou oito horas para destrinchar um destino. Ou seja: não dá para ver tudo. A ideia de uma viagem de cruzeiro na Europa é ter um gostinho de cada lugar com um investimento só, além de curtir a estrutura dos navios. 

Em terra, você pode passear por conta própria, principalmente nos destinos onde os portos ficam localizados próximos dos pontos turísticos, ou comprar excursões nos navios.

A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

A temporada de cruzeiros marítimos na Europa geralmente vai de abril a outubro. Cada destino tem suas próprias características climáticas e atrações sazonais: no norte do continente, por exemplo, o ideal é ir nos meses mais quentes, julho e agosto, já que é uma região muito fria. Já na Grécia pode ser mais interessante viajar em maio ou setembro, quando as ilhas estão menos movimentadas.

Quer saber mais sobre os cruzeiros na Europa? Fale com seu agente CVC!