Andar pela Rússia não é uma tarefa muito fácil. Tanto em Moscou, quanto em São Petersburgo, a melhor maneira de se locomover é de transporte público. O metrô possui estações por todo lado e é fácil de ser utilizado, mas é preciso um certo jogo de cintura para entender a sinalização devido ao idioma que usa o alfabeto cirílico.
Uma dica importante é ter sempre aplicativos de transporte local à mão como o “Metro Moscou Mapa”, com mapa e nomes de estações em português, ou contratar serviço opcional oferecido por agências como a CVC, que oferece ao turista duas possibilidades: de viajar com assistência de guia especializado na região e que fale português (exclusivo para as viagens em formato de Circuitos) ou inglês (que pode ser contratado para suporte nos principais passeios).
Em tempo: a qualquer momento as ruas podem ser fechadas, sem aviso prévio, para a passagem e a locomoção do presidente Vladimir Putin.
Táxis
O metrô é mais prático e econômico do que o táxi, principalmente nos horários de tráfego intenso. Para quem precisa utilizar o táxi, a sugestão é solicitar por meio de aplicativo aplicativos como Uber, GetTaxi ou Yandex Taxi ou pelo hotel, pois alguns taxistas de rua têm o hábito de cobrar mais caro quando percebem que se trata de turistas. Como o táxi não tem taxímetro é recomendável combinar com o motorista o preço da corrida antes do embarque, para não haver cobrança de taxas extras no momento do pagamento.
Trem-bala
Uma das vantagens é que Moscou e São Petersburgo são ligadas pelo trem de alta velocidade Sapsan, que chega a atingir uma velocidade de 250 km/h e faz o percurso em cerca de quatro horas. Uma grande vantagem do trem, em relação ao avião, é que as estações ferroviárias ficam nas áreas centrais das cidades, enquanto os aeroportos são mais distantes, exigindo muito tempo de deslocamento. Além disso, o trem oferece vários serviços de luxo para os viajantes mais exigentes. Anote aí: a CVC vende passagens para esta viagem. 😉
Aluguel de carro
Outra alternativa é alugar um carro para os deslocamentos. Nesse caso, a carteira de motorista brasileira tem validade no país europeu (mas deve ser traduzida para o russo e autenticada em consulados da Rússia no Brasil) ou ter a carteira de habilitação internacional. No entanto essa é uma opção não muito indicada para turistas, por conta da grande dificuldade com relação ao idioma russo nas placas, o que dificulta o deslocamento com segurança.
Quer saber mais sobre a Rússia? Então confira nossos posts sobre sua História e Cultura, Gastronomia, Cidades da Rússia e Documentação para viagem! Também não perca as promoções pacotes para Rússia com a CVC!
*Ofertas sujeitas a alteração e disponibilidade