O que fazer em Porto Alegre

Por Isadora Ferreira

Apelidada carinhosamente de Poá, Porto Alegre tem diversas áreas verdes, lindos lugares para apreciar o pôr do sol, restaurantes que oferecem comidas deliciosas, além de passeios tranquilos para admirar a cidade e conhecer um pouco de sua história. Confira o que fazer na capital gaúcha:

Conhecer a Usina do Gasômetro

Localizado no Centro Histórico, o prédio, inaugurado em 1928, possui uma chaminé de 101 metros e funcionou como usina de carvão mineral até 1954. Hoje, além de contar com uma sala de cinema e um teatro, o local é perfeito para observar lindos momentos do sol se pondo às margens do Guaíba.

Passear pelo Parque Farroupilha

 

O Parque Farroupilha, conhecido também como Parque da Redenção, traz diversas lembranças sobre a história gaúcha, começando por seu nome, que é resultado de uma homenagem à libertação dos escravos. O lugar conta com estátuas, monumentos e diversos tipos de vegetação, como ipês-roxos e amarelos, araucárias, pitangueiras e até paus-brasis.

É o lugar onde os moradores da cidade relaxam, curtem o dia com suas famílias e aproveitam a vista para caminhar. Aos domingos, o parque recebe a Brique da Redenção, feira com antiguidades e peças de artesanato inspiradas na Feira de Tristán Narvaja, de Montevidéu, que é conhecida por ter todos os tipos de itens.

 Fazer compras no Mercado Público

Fundado em 1864 e também localizado no Centro Histórico, o mercado é um símbolo de resistência, carregando em suas paredes a marca de três incêndios e uma inundação. Além do prédio ser lindo, é um dos principais centros de compras da capital, tendo o seu foco em alimentos. Lá são vendidos itens tradicionais da região, como erva-mate e outras iguarias.

Fica no Mercado Público, inclusive, o restaurante mais tradicional da cidade: o Gambrinus, de 1889. Em seu cardápio, predominam frutos do mar, bolinhos, petiscos e alguns pratos típicos da região. O nome do restaurante vem de uma lenda sobre um rei que tinha habilidades incríveis para produzir cerveja, então, é claro, o local conta com diversas opções da bebida, incluindo as artesanais.

Navegar pelo Guaíba

O Guaíba é envolvido em polêmicas sobre ser classificado como rio ou lago. O que quer que seja, ele é motivo de orgulho para os porto-alegrenses pelas lindas paisagens formadas em suas margens ao entardecer.

Uma das maneiras mais charmosas de apreciar o cenário é durante um passeio de barco. Os mais aventureiros podem navegar num barco a vela, controlando a embarcação após uma aula, ou curtindo o momento com alguém no comando. Para quem quer conciliar a navegação com outras atividades, o Cisne Branco é um espaço cultural flutuante, oferecendo programações com música e almoço.

Ir aos bares do Cidade Baixa

O Cidade Baixa é um bairro de Porto Alegre, próximo ao centro, com grandes variedades de bares. A região conta com pubs que apresentam bandas de rock ao vivo, bares de sertanejo universitário e botecos com mesas na calçada. O melhor jeito de encontrar o que mais combina com você é dar uma volta pela rua General Lima e Silva, onde existem diversas opções para curtir, comer petiscos e tomar drinques.