Gramado: artesanato e cultura local

Comprar o artesanato típico de um destino visitado é uma forma de valorizar sua produção cultural e seus costumes. E essa valorização é um dos princípios do REprograma CVC, lançado em maio pela CVC Corp, grupo do qual a CVC faz parte, em prol da sustentabilidade e da diversidade. Assim, separamos aqui lugares para você visitar em Gramado para conhecer o artesanato e a tradição da cidade. Confira:

Roupas quentinhas para o frio do Rio Grande do Sul

Para você se aquecer no frio de Gramado, por que não comprar algumas roupas novas? Na região do centro da cidade, existem diversas lojas cheias de alternativas de roupas quentes. São malhas, casacos pesados e peças feitas de tricô. No bairro Planalto, também há opções como a Tomasini Tricot e a Casa da Pele Cema, que vende roupas de couro.

Deliciosos chocolates artesanais

Gramado tem fama por seus chocolates deliciosos. Grande parte das lojas que vendem os deliciosos chocolates estão localizadas na Av. Borges de Medeiros, que é a via principal da cidade e reúne muito do seu centro econômico. Na Av. das Hortênsias, você também pode visitar a Fábrica Prawer, onde vê o chocolate sendo produzido, e o Reino do Chocolate, que mostra a produção das iguarias e também conta com esculturas e atrações perfeitas para crianças.

Artesanato em datas comemorativas

Em Gramado as épocas festivas rendem feiras com comidas típicas e peças de artesanato. Na Páscoa, ocorre caça aos ovos de chocolate, decoração temática e feiras de artesanato. Na Festa da Colônia, em abril e maio, quando os moradores celebram as tradições europeias, também há exposição de artesanato, muita gastronomia local e danças típicas. Além disso, a loja Artesanato Noel vende roupas e lembrancinhas festivas. Apesar de seu nome, os itens vendidos mudam de acordo com a época do ano, não são só natalinos.