Curitiba: onde o moderno e o verde se encontram!

Curitiba, Jardim Botânico

Uma cidade moderna que soube preservar suas áreas verdes e com muito espaço para cultura. Essa é Curitiba, a capital do Paraná, uma das cidades mais belas do sul do país. Conhecida por seu excelente sistema de transpote, prédios históricos, museus e parques, a cidade conta ainda com boas opções de gastronomia e vida noturna agitada.

Curitiba, Ópera de Arame
A Ópera de Arame recebe diversos espetáculos culturais (Crédito: Thinstock)

Cartões-postais

Impossível visitar Curitiba e não passar por seus cartões-postais mais famosos: Jardim Botânico, a Ópera de Arame, Parque Tanguá e o Museu Oscar Niemeyer. O primeiro, inaugurado em 1991, foi inspirado nos jardins botânicos franceses e logo na entrada um tapete de flores recebe seus visitantes. A estufa metálica abriga diversas espécies de plantas, fonte d’água, espaço para exposições, biblioteca e auditório.

A Ópera de Arame, com sua estrutura tubular com teto transparente, recebe diversos espetáculos culturais. Fica entre lagos e cascatas do Parque das Pedreiras, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski. Já o Parque Tanguá foi construído no local onde antes existiam duas pedreiras, próxima do rio Barigui. Possui mirantes para matas, lagos e para uma cascata de 40 metros de altura.

O Museu Oscar Niemeyer é o principal museu do Paraná, popularmente conhecido como “Museu do Olho”. Projetado pelo famoso arquiteto, conta com vasto acervo de obras contemporâneas, um charmoso café, loja e esculturas nos jardins.

Curitiba, prédio histórico
O Centro Históricos de Curitiba possui vários edifícios preservados, um passeio ideal para fazer com a família (Crédito: Thinkstock)

Centro Histórico

Passear pelo centro histórico de Curitiba é outro programa que não deve faltar no seu roteiro de viagem. Popularmente conhecido com Largo da Ordem, compreende o atual bairro de São Francisco e parte do Centro de Curitiba. Ali vemos construções como o Museu Paranaense, a Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, Palácio Garibaldi, Relógio das Flores, Solar do Rosário e o Memorial de Curitiba.

Noite e gastronomia

Aproveite a vida noturna de Curitiba! São muitos bares por toda a cidade, que servem excelentes cervejas artesanais – ali cerveja é chamada de bera, então não estranhe. E nada de ir para a balada às 2h da manhã! A noite começa cedo em Curitiba. O bairro Batel é referência, assim como o Batel Soho. Já o bairro de São Francisco é dedicado às baladas mais alternativas.

E quanto à gastronomia de Curitiba? A cidade foi colonizada por alemães, poloneses, ucranianos, portugueses, espanhóis e italianos, além de receber influencia culinária dos índios carijós, originais da região. Tudo isso se reflete nos pratos servidos na capital. Um dos mais famosos é o Barreado, com carne e um saboroso molho.

E não dá pra esquecer do pinhão, a grande estrela do Paraná. Se você está planejando uma viagem entre maio e junho, aproveite e vá para a Festa do Pinhão, que homenagea o ingrediente em diversas receitas, como bolinhos, massas, risotos, sobremesas e até na cerveja!

Dicas de ofertas CVC

O Hotel Dan Inn Curitiba é o lugar perfeito para descansar depois de tantos passeios pela cidade! Fica bem no Centro de Curitiba, próximo a teatros, museus, parques e shoppings. Seus apartamentos são equipados com ar-condicionado, frigobar e TV. Diárias a partir de R$ 131.

 

 

O pacote rodoviário Curitiba com Ilha do Mel de 4 dias e 2 diárias é uma excelente oportunidade para conhecer Curitiba e ainda fazer um passeio em um dos lugares mais belos do litoral paranaense. Inclui ingresso de trem pela serra do Mar, city tour em Curitiba e visita para a Ilha do Mel. A partir de R$ 843.

 

*Ofertas sujeitas a disponibilidade e alteração