Passar a lua de mel no Nordeste significa desfrutar de algumas das mais belas praias do Brasil (e do mundo!) com muitos mimos das hospedagens românticas disponíveis na região.
Pensando em quem quer curtir os primeiros dias de casado no litoral nordestino, a CVC preparou uma lista com oito destinos superespeciais. E ainda incluímos sugestões de onde ficar durante a sua lua de mel no Nordeste, de pousadas charmosas a resorts com áreas de lazer turbinadas.
Trancoso (BA)
O distrito mais chique de Porto Seguro é o lugar perfeito para uma lua de mel no Nordeste. A vila está no alto de uma falésia e a orla tem um extenso coqueiral que garante a sombra em suas praias de águas azul-turquesa e verde-esmeralda. O litoral de Trancoso também é marcado pela foz de alguns rios, possibilitando banhos de água doce. Entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é uma das mais lindas do país, com falésias, areia branquinha e enormes piscinas naturais. No fim da tarde, o casal pode passear no Quadrado, a charmosa praça principal de Trancoso, com a Igreja de São João Batista e coloridos casarões antigos transformados em restaurantes e lojas.
Localizado em uma praia praticamente exclusiva, o luxuoso Fasano Trancoso tem 60 bangalôs, uma piscina de 500 metros e um restaurante pé na areia. Na central Praia dos Nativos, o Villa dos Nativos Boutique Hotel tem bangalôs com jardim privativo. Para quem não dispensa se hospedar no Quadrado, a Casa La Torre é uma ótima pedida.
Fernando de Noronha (PE)
Um dos lugares mais procurados para lua de mel no Nordeste, Fernando de Noronha tem a paisagem marcada por praias paradisíacas, como a famosa Baía do Sancho, e uma fauna muito especial: golfinhos-rotadores são avistados em mirantes e os passeios de barco, e o mergulho livre ou com cilindro exibe um vasto mundo subaquático com tartarugas-marinhas e uma infinidade de peixes. Entre os passeios mais procurados por casais, estão o Ilhatour, em um veículo que passa pelas principais praias da ilha, e o piquenique na praia, realizado no fim de tarde, com o Morro Dois Irmãos ao fundo.
Com piscina de borda infinita voltada para o Morro do Pico, a Colina Pousada SPA tem uma suíte com deque e piscina privativa voltada para casais. Apesar de estar na praia, a Pousada Triboju tem ares de campo, decorada com muita madeira. Mais econômica, a Ecocharme Pousada do Marcílio tem quartos com cama com dossel e decoração rústica.
Rota Ecológica (AL)
Um trecho de 23 km entre as fozes dos rios Camaragibe e Manguaba, com coqueiros, mar azul-turquesa e piscinas naturais a perder de vista: assim é a Rota Ecológica alagoana, destino queridinho tanto para lua de mel no Nordeste quanto para casamentos pé na areia. A região abrange os povoados Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua e Porto de Pedras. Por lá, reina o sossego, e os programas são descansar na areia, aproveitar um banho de mar tranquilo e, na maré baixa, pegar uma jangada até as piscinas naturais. Vale guardar um tempo para o passeio ao Santuário do Peixe-Boi Marinho, no manguezal do Rio Tatuamunha.
A grande maioria das hospedagens da Rota Ecológica foi pensada para receber casais. Uma das opções mais novas, a 700 metros da Praia do Toque, a Pousada Zaya tem bangalôs com piscina privativa. Pé na areia em meio aos coqueirais da Praia do Patacho, a Pousada Samba Pa Ti também aposta em bangalôs com piscina privativa, alguns deles com vista para o mar. Com um perfil mais econômico, a Pousada Rota Ecológica ocupa um trecho pé na areia na bela Praia de Lages.
Pipa (RN)
O destino mais badalado do litoral potiguar é uma ótima opção para uma lua de mel no Nordeste. O cenário é formado por praias de águas cristalinas, trechos de Mata Atlântica e majestosas falésias. De brinde, golfinhos costumam dar as caras pela região. Para reforçar o clima romântico, umas das praias, devido ao seu formato de coração, observado do alto de uma falésia, chama-se Praia do Amor. No fim da tarde, há dois disputados lugares para o pôr do sol: o Mirante Sunset Bar, com vista para as praias do centro e do Amor, e a Lagoa de Guaraíras, na vizinha Tibau do Sul, a 10 km. Outro programa bom para fazer a dois é aproveitar os beach clubs da Praia do Madeiro. À noite, a galera vai em peso para os restaurantes da Avenida Baía dos Golfinhos e seus arredores.
Debruçado sobre a Praia do Amor, o complexo Sombra e Água Fresca é perfeito para casais. Próximo ao centrinho, o Exótica Boutique Hotel remete a uma construção marroquina. Em Tibau do Sul, o Pipa Lagoa Hotel tem acomodações com vistas para a Lagoa de Guaraíras.
Jericoacoara (CE)
Cada vez mais acessível, Jericoacoara é um destino e tanto para quem deseja passar a lua de mel no Nordeste. A vila de pescadores dos anos 1970 deixou aquele jeitão bem rústico e ganhou lojas, restaurantes e pousadas charmosas, sem nunca ter abandonado suas ruas de areia. Cercada por dunas gigantescas, Jeri tem praias e lagoas belíssimas. Para um dia mais privativo, vale a pena alugar um bugue para levar às praias mais distantes e para a deslumbrante Lagoa do Paraíso, formada por águas cristalinas e cercada por dunas brancas. No fim da tarde, dá para ver o pôr do sol do badalado Café Jeri e depois jantar em um dos deliciosos restaurantes da vila.
Sinônimo de luxo com pegada mais rústica, o Hotel Vila Kalango tem bangalôs confortáveis, piscina e jardim com vista para o mar. A Pousada Capitão Thomaz tem localização privilegiada: é uma das únicas em frente à praia da vila. Construída em estilo mediterrâneo, a Pousada Chez Toi tem piscina de borda infinita.
Porto de Galinhas (PE)
Quando se pensa em lua de mel no Nordeste, Porto de Galinhas já vem à mente. Seu recife de coral e suas jangadas coloridas são o chamariz do mais famoso trecho da orla pernambucana. Soma-se a isso muitas opções de hotéis e um centrinho recheado de bares e restaurantes. A melhor forma dos recém-casados aproveitarem a região é fazer um passeio de bugue que cruza Porto de Galinhas de norte a sul. Os principais pontos de parada são justamente os extremos: Muro Alto e Pontal de Maracaípe, que são praticamente duas piscinas protegidas pelos recifes. Restaurante tradicional da região, o Beijupirá tem astral romântico e pratos feitos à base de peixes e frutas locais.
Referência em hospedagem para casais, o resort Nannai Muro Alto tem bangalôs com espelho d’água e piscina privativa, além de oferecer piquenique no gramado e tratamentos em seu spa. Reservado para adultos, o Kembali tem andares com decoração temática e está de frente para a praia. Cercada por jardins e pé na areia, a Pousada Tabajuba também não aceita crianças.
Itacaré (BA)
A paisagem do litoral baiano é marcada por praias longas, muitas delas protegidas por falésias. A região de Itacaré é uma exceção: por lá, a Mata Atlântica marca presença e as praias são bem menores, em um espetacular cenário de mar e montanha. Para chegar nas praias mais bonitas, é preciso caminhar por trilhas bem tranquilas, como Havaizinho e Engenhoca. Algumas requerem um pouco mais de esforço, como a Praia de Jeribucaçu, mas vale muito a pena. Próximo do centrinho, o Mirante do Xaréu é o point preferido na hora do pôr do sol.
Há várias hospedagens que são ótimas para casais em lua de mel no Nordeste. Um dos hotéis mais exclusivos do Brasil, o Txai Resort Itacaré ocupa um terreno na Praia de Itacarezinho que vai do alto do morro (onde estão a recepção e o spa) até a areia da praia – suítes, bangalôs e restaurantes ficam distribuídos ao longo da mata. Voltada para quem viaja a dois, a Pousada A Casa de Gabriella tem suítes charmosas e modernas e café da manhã servido em um lounge. De frente para a Praia da Concha, a Porto dos Casais Guest House tem boa relação custo-benefício.
Maragogi (AL)
Localizada no extremo norte do litoral alagoano, Maragogi é uma das cidades que recebem o título de “Caribe Brasileiro”, devido à coloração azul-turquesa de suas praias. Por ali, há várias piscinas naturais de sonho para o casal relaxar e tirar fotos incríveis. A 6 km da costa, as Galés são as mais famosas, mas há outras menores e mais tranquilas. É possível até fazer passeios de lancha exclusivos até um recife de coral, com almoço na varanda de restaurantes pé na areia. Outro atrativo bacana é o passeio de bugue pelas praias da região.Resort com uma vibe mais tranquila, o que agrada casais, o Grand Oca Maragogi Resort tem uma piscina de 400 metros que vai da recepção até a areia da praia. Suítes com piscina privativa praticamente debruçadas sobre a Praia de São Bento são um chamariz para recém-casados para o Villa Pantai Boutique Hotel Maragogi. Com boa relação custo-benefício, a Pousada dos Jangadeiros fica na avenida principal, próxima dos restaurantes.