5 incríveis destinos europeus para os amantes de futebol conhecerem

É amante de futebol e está planejando sua trip pela Europa?

Não perca a chance de incluir algumas das cidades que mais festejam o esporte no continente. Hoje, é muito comum os estádios ofereçam tours e até museus superelaborados para receber visitantes. Além disso, há lojas oficiais com produtos variados, locais onde já ocorrem decisões históricas e bares onde os fãs se reúnem para assistir aos jogos.

Veja aqui nossa seleção de cinco destinos europeus para amantes de futebol e algumas ideias de programas em cada um deles:

Barcelona

A cidade espanhola respira futebol, já foi casa de diversas estrelas, muitas delas brasileiras, e abriga os times Barcelona e Espanyol. Com certeza, ir à uma partida precisa estar na programação, assim como fazer um tour no Camp Nou, que passa por um museu com instalações explicativas e uma linha do tempo sobre o clube e visita várias partes do estádio, como os vestiários, a sala de imprensa e, claro, o gramado. O Cornella-el-Prat, estádio do Espanyol, também tem seu tour. Você ainda pode encontrar jogadores passeando em lugares como a praia Castelldefels e frequentar bares esportivos para assistir aos jogos com os locais – veja o Sonora Sport Tavern e o George Payne.

A cidade espanhola é point dos amantes de futebol. Aqui na CVC você encontra uma ótima oportunidade para começar essa viagem: Barcelona, na Espanha. Pacote de 6 dias, aéreo saindo de São Paulo. A partir de 12x de R$ 478. Valor total de R$ 5.736. Se hospedando no Hotel NH Barcelona Diagonal. Embarcando dem 18/02/2024.

Milão

Point do futebol italiano, a cidade abriga o histórico Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, referência para amantes do futebol do mundo todo. Ali jogam tanto o Internazionale quanto o Milan. Quando não tem jogo, é possível fazer um tour pelo interior, onde há um museu com vários itens importantes, entre camisas, taças e documentos de conquistas de ambos os times. Você pode visitar também a Casa Milan, sede supermoderna do clube inaugurada em 2014 com museu, loja, restaurante e bilheteria.

O histórico Estádio Giuseppe Meazza

Munique

A cidade guarda o maior museu dedicado ao futebol na Alemanha: o FC Bayern Museum, na Allianz Arena, casa do gigante Bayern de Munique. O lugar leva os visitantes em uma viagem futebolística através do tempo – desde a fundação do clube, em 1900, até às suas últimas vitórias. Tem um hall cheio de taças e um telão com um filme exclusivo sobre o time. Você pode continuar o tour pela cidade visitando por exemplo a torre do Neues Rathaus, onde são comemoradas as vitórias do time, e a FC Bayern World, loja oficial cheia de souvenires e até restaurantes. Fãs de futebol podem ter a sorte de encontrar jogadores em bares como o H’ugo’s e o P1.

Museu do  Bayern de Munique
Crédito: divulgação

Paris

O clube Paris Saint-Germain, que joga no Parc des Princes, pode contar com jogadores de renome, mas o outro estádio da cidade, o Stade de France, é mais prestigiado. Com capacidade para 80.000 pessoas, ele já sediou três finais da Champions League, uma final da Copa do Mundo e uma final da Eurocopa – Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo já conquistaram títulos ali. A imperdível visita guiada por suas instalações dura cerca de 90 minutos. Outro programão é assistir a jogos nos muitos bares esportivos da cidade, como o Longchamp bar, para qualquer jogo da Champions League, e o Le Madeleine, para jogos do Paris Saint-Germain.

Stade de France em festa

Londres

A capital inglesa é casa de tantos grandes times que é possivelmente o destino número 1 para amantes de futebol na Europa. O novo estádio Tottenham Hotspur, inaugurado em 2019, já é um baita motivo para visitar a cidade, com campo retrátil, cervejaria própria e a maior arquibancada em nível único do Reino Unido. Há vários tours temáticos para conhecê-lo, vale olhar o site oficial. Dá também para conhecer outros estádios, como o do Chelsea, e assistir a um jogo com os fãs desse clube em pubs como o The Chelsea Pensioner. Na região de Covent Garden, o bar The Freemasons Arms é histórico: foi lá que as regras oficiais do futebol foram escritas, em 1863.

A fachada do moderno novo estádio do Tottenham
Crédito: divulgação