O passaporte é essencial para embarcar rumo à maior parte dos países do mundo. O documento é emitido pela Polícia Federal (PF) e tem validade de 10 anos.
Para quem está em dúvida sobre o que precisa para tirar passaporte, listamos abaixo as principais etapas do processo, que exige selecionar documentos e verificar se há pendências com o sistema eleitoral.
Mas não é nada de outro mundo: confira abaixo um passo a passo para tirar passaporte no Brasil.
Passo 1: reunir os documentos
Para solicitar o passaporte, é preciso apresentar um documento de identidade (RG, CNH, carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de trabalho ou um passaporte antigo). Caso tenha havido alteração de nome, é preciso levar também a certidão de casamento. Crianças de até 5 anos precisam levar uma foto 5×7 com fundo branco. Para os demais, a foto é tirada no posto de atendimento da PF mesmo.
Passo 2: checar se há pendências
Não é mais necessário levar comprovante de reservista nem título de eleitor com comprovantes de voto na última eleição. Contudo, há uma checagem de pendências na PF. Por isso, é recomendável verificar sua situação nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Exército (no caso dos homens).
Passo 3: preencher o formulário
Depois da checagem de documentos e pendências, o próximo passo é preencher o formulário de solicitação do passaporte no site da PF. São quatro telas a serem preenchidas. E atenção: use apenas os botões do próprio formulário; caso você clique no botão de voltar do navegador, seus dados serão perdidos. A última tela é a de revisão do formulário – confira com atenção todos os campos antes de clicar em “enviar”.
Passo 4: pague a taxa
Gere o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) com uma taxa que atualmente é de R$ 257,25. Ela pode ser paga por aplicativo, no banco ou em lotéricas.
Passo 5: agende o atendimento
Assim que o pagamento é processado, o que pode levar até 72 horas, é possível realizar o agendamento eletrônico do atendimento na PF. O sistema indica os postos e as datas disponíveis. Em caso de necessidade, é possível reagendar até duas vezes a cada 30 dias.
Passo 6: compareça ao posto da PF
Na data marcada, dirija-se ao posto de atendimento escolhido levando os documentos listados no passo 1. O ideal é chegar com 15 minutos de antecedência. Não é obrigatório levar o comprovante de pagamento da GRU, mas é recomendável fazê-lo para o caso de haver alguma divergência no sistema.
Passo 7: busque o seu passaporte
No dia do atendimento, você recebe um número de protocolo com o qual é possível acompanhar o processo nesta página. Dando tudo certo, é só comparecer ao posto da PF com um documento de identidade original e retirar o passaporte.
Em caso de dúvidas, consulte o site da Polícia Federal. Com o documento em mãos, o próximo passo é curtir a viagem.