Atualizado em 28/09/2022
Se proteger da febre amarela é um dos cuidados mais importantes de quem vai viajar para destinos internacionais e também no Brasil. Além de garantir segurança para sua saúde, ao tomar a vacina você evita problemas na entrada de países em que esse tipo de vacina é obrigatória e deve constar no Certificado Internacional de Vacinação. Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa não há a exigência. No entanto, é obrigatório se vacinar para ir à África do Sul, Austrália, Ásia, entre outros destinos. Inclusive, desde o início de 2017 mais países da América do Sul e do Caribe também adotaram a medida.
A recomendação é procurar um posto de vacinação credenciado com pelos menos 10 dias antes do embarque e, para viagens internacionais, é necessário também obter o certificado internacional de vacinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os dois são gratuitos e vamos explicar melhor sobre eles a seguir.
Por que preciso tomar a vacina antes de viajar?
A vacina é importante para evitar a transmissão do vírus e prevenir a doença. Os sintomas podem ser parecidos com os de uma gripe, como dor de cabeça e febre, até quadros mais graves, como problemas neurológicos.
Quando devo tomar?
A recomendação é se vacinar no mínimo 10 dias antes de iniciar a viagem, para que a imunização tenha 100% de efeito depois de aplicada.
Onde tomar?
Procure saber quais os postos de vacinação mais próximos de você oferecem a dose contra febre amarela.
Como emitir o certificado internacional?
A emissão do Certificado é feita exclusivamente online. Siga os passos abaixo:
- Procure um posto de saúde ou clínica particular e tome a vacina. Exija o registro completo (com data de administração, lote da vacina, assinatura do vacinador e carimbo da unidade onde foi vacinado) e guarde o comprovante da vacinação.
- Acesse o Portal Gov.BR e procure pelo serviço “Tirar o Certificado Internacional de Vacinação”. Faça seu cadastro e preencha o formulário. Você vai precisar de CPF e da imagem digitalizada do comprovante da vacinação (com seus dados pessoais e dados da vacina).
A vacina é segura?
A imunização é válida ao longo da vida – o governo federal e a OMS (Organização Mundial da Saúde) pedem somente uma aplicação. Há restrições somente para grávidas, crianças com menos de seis meses e mulheres que amamentam. A vacinação para pessoas com mais de 60 anos deve ser analisada a cada caso. Se necessário, é possível emitir um certificado de isenção da vacina.
Onde é obrigatório se vacinar?
Confira a lista com alguns dos principais destinos que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela, em ordem alfabética, segundo a Organização Mundial da Saúde:
África do Sul
Albânia
Angola
Árabia Saudita
Aruba
Austrália
Bahamas
Barbados
Bolívia
Botsuana
Camboja
China
Colômbia
Costa Rica
Cuba
Curaçao
Egito
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Equador
Fiji
Guatemala
Índia
Indonésia
Jamaica
Jordânia
Maldivas
Malta
Moçambique
Panamá
Paraguai
Peru
Quênia
República Central Africana
República Dominicana
Ruanda
Saint Maarten
Seicheles
Singapura
Sri Lanka
Tailândia
Uganda
Uruguai
Venezuela
Clique aqui para ver a lista completa