Uma seleção de 11 estádios para visitar no Brasil e no mundo

Loucos por futebol não perdem oportunidades de assistir aos jogos do time do coração. E curtir uma partida durante uma viagem é ainda mais divertido. Se não tiver jogo marcado durante sua estadia, você também pode fazer visitas guiadas por famosas arenas, passando pelo gramado, o vestiário e até museus. Confira nossa seleção de 11 estádios incríveis para você conhecer durante sua viagem.

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Totalmente reformado para a Copa do Mundo FIFA 2014, o Estádio Jornalista Mário Filho, inaugurado há 70 anos, impressiona até quando está vazio. No tour guiado, você conhece os bastidores da arena que foi palco de eventos marcantes, como o milésimo gol do Rei Pelé e a dramática final da Copa de 1950, em que o Brasil perdeu para o Uruguai no episódio que ficou conhecido como “Maracanaço”.

Além de passar pelo vestiário, pela área de imprensa e pelo próprio gramado, você também pode ver a exposição permanente com peças históricas, como o uniforme da seleção usado por Garrincha e a faixa do campeonato mundial de 1981, concedida ao Flamengo e doada por Zico.

Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Com mais de 80 anos, completados em abril de 2020, o Estádio Paulo Machado de Carvalho tem muita história para contar. E todas essas memórias estão reunidas no Museu do Futebol, com imagens de gols históricos exibidos em telões, narrações de jogos que podem ser ouvidas em fones e camisas de craques consagrados.

Estádio Mané Garrincha, em Brasília

Inaugurado em 1974, passou por uma grande reforma entre 2010 e 2013 para abrigar os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Sua capacidade aumentou de 45.200 para 71.400 torcedores, e o estádio se tornou o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para o Maracanã, do Rio de Janeiro. É possível fazer uma visita guiada.

Estádio Arena das Dunas, em Natal

O grande diferencial da Arena Marinho Chagas é a arquitetura, inspirada nas dunas de areias típicas do Rio Grande do Norte. A arena foi inaugurada para a Copa do Mundo FIFA 2014. Você pode fazer visitas guiadas a locais pouco acessados pelos torcedores, como tribunas de imprensa, camarotes e setor VIP, além de conhecer o gramado e os vestiários.

Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador

O mais importante estádio baiano fica ao lado do Dique do Tororó e tem uma bela vista para o lago, que pode ser admirada durante a visita guiada. A arena é cenário de grandes shows de música, eventos culturais e os clássicos entre o Bahia e o Vitória.

La Bombonera, em Buenos Aires

Visitar o estádio do Boca Juniors é um clássico para quem ama futebol. O nome é uma referência ao formato, que lembra uma caixa de bombons. Lá você visita o Museo de La Pasión Boquense, que conta tudo sobre a história do amado clube, expondo uniformes, troféus e muito mais. Também dá para fazer tours guiados ao vestiário, à arquibancada e a outras instalações.     

Estádio Centenário, em Montevidéu

Principal estádio de futebol da capital uruguaia, o Centenário foi sede da Copa de 1930 e é considerado pela FIFA um Monumento Histórico do Futebol Mundial. Nas dependências do estádio funciona o Museo del Futbol, o primeiro do tipo no mundo, com exposição de taças, medalhas, cartazes, bandeiras, camisetas e chuteiras de atletas renomados.

Estádio Nacional do Chile, em Santiago

Palco de grandes conquistas da seleção chilena e do time Universidade do Chile, o Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos se transformou em uma espécie de campo de concentração dos opositores à Ditadura Militar chilena logo após o golpe militar de 1973. Cerca de 40 mil pessoas foram detidas em áreas transformadas em celas, como arquibancada e vestiários.

Estádio Camp Nou, em Barcelona

É incrível o Museu do FC Barcelona, no estádio Camp Nou, com murais interativos, audiovisuais, vitrines e uma extensa coleção de objetos sobre a história do time. Além de admirar essa área, o passeio vivencia o Camp Nou, reconstruindo passos de jogadores que fizeram história, como Cruyff, Maradona, Ronaldinho, Guardiola, Neymar e Messi. Você visita o vestiário, o túnel até o campo, o gramado, a zona mista, as cabines de imprensa e o espaço multimídia.

Estádio Emirates e Museu do Arsenal, em Londres

Você explora os bastidores de um dos times de futebol mais famosos da Inglaterra, o Arsenal. Cada visitante faz o passeio no seu ritmo, conhecendo o vestiário, o túnel por onde os jogadores passam e a arquibancada, com capacidade para 60 mil torcedores.

Ninho do Pássaro, Pequim

O Estádio Nacional de Pequim ficou conhecido como Ninho do Pássaro, por causa de seu design, muito parecido ao de um ninho. Construído para os Jogos Olímpicos de 2008, foi palco das cerimônias de abertura e encerramento do evento, além de competições de atletismo e futebol.

Gostou das nossas dicas? Consulte uma loja CVC para programar sua viagem para os destinos acima e também reservar passeios para alguns dos estádios mais famosos do mundo.