Viajar de avião é seguro, simples, rápido e confortável. Mas é um processo que envolve várias etapas, o que pode causar apreensão em passageiros de primeira viagem.
Comprou sua passagem com as tarifas incríveis da CVC e está ansioso pelo dia da sua estreia nas nuvens?
Veja abaixo o nosso guia para entender como andar de avião.
LEIA TAMBÉM: Vai viajar para o exterior? Veja o passo a passo para tirar passaporte
1- Verifique o horário do voo e a localização do aeroporto
Certifique-se de sair de casa com o tempo de antecedência necessário. O recomendado é chegar 2 horas antes para voos nacionais e 3 horas para viagens internacionais.
2- Apresente seu documento com foto no check-in
Em voos nacionais, pode ser o RG ou CNH. Em voos internacionais, passaporte ou, no caso de alguns países da América do Sul, RG (mas não CNH). Hoje, é comum que as companhias aéreas permitam fazer o processo pela internet, pelo site ou aplicativo. Se te deixar mais seguro, você pode realizá-lo nos totens eletrônicos do aeroporto (é só informar o localizador da sua passagem, que você deve ter recebido por email) ou direto no balcão da companhia. Aí, você recebe seu cartão de embarque. Depois, você entrega sua bagagem para ser despachada.
3- Caminhe para a área de embarque
Ali você só entra com o cartão de embarque (que pode ser impresso ou estar no celular, caso você tenha feito o check-in pela internet). Aí, você passa pelo detector de metais e coloca sua bagagem de mão na esteira para o raio-x. Verifique os itens que são permitidos dentro do avião antes de sair de casa. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tem uma lista.
4- Confira de que portão vai sair seu avião
Como andar de avião: depois de passar pelo raio-x, procure telões com os números e destinos dos voos. Ali fica escrito o portão de embarque. Se ainda não estiver especificado, sente-se em algum lugar próximo e fique de olho até o número sair. Fique ligado nos alto-falantes, que por vezes avisam mudanças nos portões.
5- Aguarde a chamada para o embarque
Fique próximo do portão de embarque e aguarde o momento de entrar no avião. Pode ser que os atendentes chamem os passageiros por grupos: o grupo do qual você faz parte está escrito no cartão de embarque. Eles conferem seus documentos e te indicam o caminho do avião. Gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais, pessoas com crianças de colo e passageiros-membros de certas categorias de programas de fidelidade podem embarcar antes.
6- Procure o seu assento e coloque a sua bagagem no compartimento superior.
Aí, é só sentar e ajustar o cinto de segurança. Preste atenção nos avisos dos comissários sobre mais informações de segurança a bordo. Alguns voos oferecem refeições e lanches. Voos internacionais costumam ter duas refeições e mais travesseiro e cobertor, além de telas individuais com seleção de filmes e séries.
7- Espere o avião parar totalmente e os avisos de cinto de segurança serem desligados.
Hoje, é comum que os comissários chamem os passageiros por fileiras para sair do avião em ordem.
8- Verifique se você está no seu destino final.
Se sim, é só seguir as placas que indicam o local de restituição de bagagem ( ou “baggage claim”, em inglês). Aí, é só encontrar a esteira correspondente ao seu voo, pegar a mala e sair. Se não, siga as placas que indicam conexão de voo. Quando tiver acesso a telões, procure o número do seu próximo voo e descubra de que portão ele sai. Se precisar de ajuda, procure um membro da companhia aérea.
Ficou alguma dúvida sobre como andar de avião? Se sim, é só contatar o seu agente CVC!