Uma viagem para a Europa é o sonho de muita gente. Seja para conhecer um país específico ou para fazer uma eurotrip incluindo muitos destinos, essa é uma experiência para lembrar para vida inteira. Mas antes de comprar sua viagem, veja nossas dicas para não ter surpresas e curtir férias mais do que perfeitas:
– Prefira a baixa temporada
Viajar nos meses de baixa tempora (de março a junho e de setembro a novembro) pode significar muita economia, já que não é a época tradicional de férias dos europeus. Isso significa também fugir dos invernos rigorosos e do verão escaldante, viajando nos meses onde a temperatura é mais amena.
– Documentação
Muitos países da Europa não exigem visto de entrada, o que facilita muito a entrada de brasileiros, mas o passaporte válido por no mínimo 90 dias é imprescindível! Também são exigidos seguro viagem, comprovantes financeiro, de hospedagem e passagem de retorno. Vários países também requerem o Certificado Internacional de Vacinação (saiba mais no site da Anvisa).
– Menos é mais
Não caia no conto de que “quantos mais países no roteiro, melhor”. Sim, você conseguirá passar de um país para outro em poucos dias, mas para aproveitar mesmo essa viagem vale reservar um tempo em cada destino para ver tudo o que ele pode oferecer. Então ao montar seu roteiro, liste as atrações que queira conhecer, faça os passeios e viva intensamente essa experiência. A Europa está nos detalhes!
– Cartão x Dinheiro
Não existe uma resposta certa aqui, os dois meios têm prós e contras. Levando dinheiro você evita os 6,38% de IOF, mas além do risco de andar com grandes quantias, você pode ficar sem recursos no meio da viagem. Já o cartão de crédito é mais cômodo, seguro e pode render milhas, mas além do IOF, você ainda tem de se preocupar com a variação cambial. O cartão pré-pago também é uma opção mais segura do que o dinheiro, mas ainda tem a questão dos impostos.
– Locomoção
Uma das maneiras mais fáceis e econômicas para se deslocar na Europa é por meio de trem e é possível adquirir os passes pela internet. Outra forma é alugar um carro, o que lhe dará muita liberdade para conhecer as cidades e as atrações.
– Chip de internet
Ter um chip de internet para celular é muito importante. Antes de tudo, tenha um plano que permita o uso de roaming e, o mais importante, não use seu plano brasileiro fora do país! Os valores são bem salgados.
– Destinos
Não existe um roteiro fechado para uma primeira viagem pela Europa, mas existem alguns destinos que são mais populares e, portanto, mais turísticos, o que lhe ajudará a circular e se comunicar. Uma boa dica é começar com Portugal, especialmente Lisboa. A língua e o clima já ajudam na ambientação. Outros países que são bem populares são Itália, Espanha, França e Inglaterra.