Dicas para arrumar a mala de viagem e não ter que pagar por excesso de bagagem

Desde que mudaram as regras para a franquia da bagagem nas companhias aéreas, viajar mais leve se tornou essencial e muitos clientes CVC passaram a procurar dicas para arrumar a mala de viagem.

Viajar com pouca bagagem traz muitos benefícios: você facilita seus deslocamentos, faz e desfaz a mala mais rápido quando troca de hotel e ainda passa menos tempo pensando no que vestir. 

Se aprender a otimizar o espaço, em viagens curtas consegue viajar apenas com mala de mão, sem ter que pagar para despachá-la.

Veja nossas dicas para arrumar a mala de viagem e não passar sufoco no aeroporto ou durante o seu roteiro. 

Use uma mala pequena ou média

As marcas de bagagem hoje costumam ter três tamanhos principais: um pequeno, para levar na cabine, um médio, para pesar até 23 kg, e um maior, para 32 kg. Escolha sempre os dois primeiros tipos. Acredite: mesmo para uma viagem de um mês para um destino internacional, você não precisa de mais de 23 kg. É só lavar as peças em lavanderias e hotéis pelo caminho.

Faça uma boa pesquisa antes da viagem e verifique as condições do tempo

Veja bem as características dos destinos que irá visitar: não precisa levar roupas pesadas para um roteiro litorâneo em pleno verão. Cerca de dez dias antes da viagem, consulte a previsão do tempo e tenha uma ideia do que vai encontrar pela frente para pensar bem na preparação da mala. Considere também o “estilo” do lugar, se é um vilarejo ou uma grande cidade, por exemplo.

Aposte no minimalismo

Essa está entre as melhores dicas para arrumar a mala de viagem: menos é mais. Em uma viagem, é natural usar a mesma calça e camisa várias vezes. Pense nos conjuntos na hora de organizar a bagagem e evite levar itens extras só para o caso de talvez precisar. Se algo faltar durante a trip, quase sempre é possível comprar em uma loja local. Manere em itens como bijuterias, bolsas e maquiagem, escolhendo sempre o mínimo necessário.

Dê preferência a peças neutras e versáteis

Priorize roupas de cores e tecidos que combinem entre si e possam formar o maior número possível de looks. Além disso, busque pelas que funcionem em múltiplas situações: tanto para passear de dia quanto para sair à noite, por exemplo. E leve as peças das quais você mais gosta – não aquela blusa que você comprou há meses e não vestiu ainda. As chances de roupas assim ficarem no fundo da mala são grandes, já que na hora H acabamos apostando no que já estamos acostumados. 

Faça rolinhos

Mais uma forma de aproveitar bem o espaço: dobre as roupas mais leves em rolinhos. Isso faz com que caibam mais peças na mala, ajuda no manuseio das roupas durante a viagem e ainda é uma forma de deixá-las menos amassadas. 

Priorize sapatos confortáveis

Calçados são pesados e ocupam muito espaço. Foque naqueles que não vão machucar seus pés em um dia inteiro batendo perna e leve apenas um par de cada, a depender do destino: um chinelo, uma sandália, um tênis. Opte por cores neutras para combinar com mais roupas.

Use organizadores de mala

Algumas malas têm compartimentos que ajudam a separar os itens, mas, ainda assim, vale adquirir organizadores. É fácil encontrá-los na internet como “packing cubes” ou “organizadores de mala”: são bolsinhas retangulares de diferentes tamanhos, uma para cada tipo de peça, que deixam a mala muito mais arrumada.

Leve uma sacola dobrável para a volta

Carregue uma ecobag grande ou sacola de viagem dobrável dentro da mala para te ajudar na volta. Você pode levá-la na cabine do avião com presentes e comprinhas que fizer durante a viagem.E aí, gostou dessas dicas para arrumar a mala de viagem? Saiba também que, para viajar com tranquilidade, é imprescindível ter um bom seguro-viagem. Nos planos oferecidos pela CVC, o viajante pode ter cobertura em caso de extravio da bagagem.