Nas férias de verão, a praia é o destino preferido de muitas famílias. A diversão é garantida para todas as idades, mas principalmente para as crianças, que adoram brincar na areia e na água.
Para que a experiência seja segura e agradável para todos, é preciso fazer um bom planejamento da viagem e ter alguns cuidados com os pequenos.
Confira aqui nove dicas e sugestões para garantir férias sem perrengue quando estiver na praia com crianças.
1. Escolha uma praia segura e estruturada
Na hora de escolher o seu destino, verifique se as praias da região têm mar majoritariamente calmo para você não ter que se preocupar e os pequenos poderem brincar na água tranquilamente. Se tiver piscinas naturais represadas entre recifes de corais ou riozinhos mansos nas pontas então, melhor ainda. Você também pode checar se há salva-vidas, quiosques com petiscos, cadeiras e guarda-sóis e estacionamento próximo da areia.
2. Planeje a mala com antecedência
A mala para a praia pede alguns itens específicos, e com crianças a bagagem sempre engorda. Para não se esquecer de nada, o melhor é fazer uma lista com antecedência, comprar o que for necessário e ter tudo à mão na hora de fazer a mala. Em caso de algum item esquecido, é possível adquiri-lo no destino, mas tenha em mente que os preços podem ser mais altos.
3. Capriche na hidratação
Entre um castelo de areia e um mergulho no mar, as crianças podem acabar esquecendo de beber água. Por isso, capriche na hidratação, oferecendo líquidos sempre que possível. As melhores opções são água e água de coco – refrigerante não vale! Leve sempre uma garrafinha térmica de casa ou do hotel.
4. Tenha brinquedos próprios para a praia
Brinquedos como frisbees, baldes, regadores, pás e forminhas podem ser uma ótima maneira de manter as crianças entretidas durante um dia de praia. Boias, bolas, pranchinhas, piscinas infláveis e até snorkel e pés de pato (para os maiorzinhos) são boas pedidas.
5. Cuide da alimentação
Crianças precisam de muita energia – e nada como comida de verdade para garantir todas as calorias e nutrientes necessários. Você pode levar frutas cortadas, sanduíches naturais, castanhas e chips vegetais. Na praia, dá para comprar milho verde e picolés de frutas.
6. Proteja as crianças do sol
Filtro solar é básico, mas não o suficiente. Para evitar queimaduras indesejadas e noites mal dormidas, tenha um guarda-sol, roupas com proteção UV e chapéu. Evite períodos de longa exposição ao sol principalmente entre 10h e 16h.
7. Identifique os pequenos
Em lugares muito cheios, há sempre o risco de a criança se perder. Para evitar que isso aconteça, coloque nas crianças uma pulseira com o nome e o telefone dos pais. E, para os maiores, marque um ponto de encontro caso vocês se afastem.
8. Tenha uma farmacinha e um kit de primeiros socorros
Este é o item da mala que ninguém quer usar durante a viagem. Mas imprevistos acontecem e o melhor é estar precavido. Se uma criança se machucar durante uma brincadeira na praia, é bom ter os itens necessários para limpar o ferimento e fazer um curativo. Mas nunca deixe de ir ao hospital ou procurar um médico em situações mais graves.