Vacinação contra a COVID-19: Certificado em vários idiomas

Muitos países estão pedindo certificados de vacinação para a embarcação, inclusive alguns exigem vacinas específicas. Por isso, é importante que você tome as vacinas e emita o certificado quando estiver planejando sua viagem.

Não existe um certificado internacional, mas o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde indicam que a plataforma ConecteSUS seja utilizada para emitir uma versão digital, permitindo que você comprove a vacinação em português, inglês e espanhol. Confira nossas dicas:

ConecteSUS

O ConectSUS pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo que está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na Apple Store. Com ele você consegue informações sobre seu suas consultas no SUS, dados de atendimentos, medicamentos distribuídos e redes frequentadas.

As informações sobre a vacina contra COVID-19 estão disponíveis na aba “Vacina” e contam com o lote de fabricação, qual a marca da vacina e em que data foi aplicada. Você pode baixar o certificado em PDF para imprimi-lo caso necessário.

Como funciona o certificado para cada tipo de vacina

Para quem tomou vacinas com duas doses, como Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado só pode ser gerado em inglês e espanhol após as duas doses. No caso da Janssen, vacina de dose única, o certificado deve ficar disponível em todos os idiomas em até 10 dias após sua aplicação. Caso seus dados não estejam disponíveis neste tempo, é importante entrar em contato com o posto de saúde onde você tomou a vacina.

Agora que você já sabe como proceder, só marcar sua próxima viagem e deixar tudo prontinho. Confira como está a situação de cada destino aqui.