Como aproveitar a neve em Ushuaia: estações de esqui e outros passeios de inverno na cidade do fim do mundo

Dicas-Neve-em-Ushuaia

Entre junho e setembro, Ushuaia, uma das estrelas da Patagônia Argentina, costuma ficar toda branquinha: lagos congelam, árvores perdem as folhas e a neve pinta as ruas e as casas da cidade, os campos e as encostas das montanhas.

É a temporada de esqui e snowboard mais longa do hemisfério sul: não à toa, são essas as atividades que mais atraem visitantes nessa época. Mas o cardápio de passeios vai além: nos chamados centros invernais, que rodeiam a cidade, dá para fazer caminhadas com raquetes, patinação no gelo e tours de trenó, snowmobile e quadriciclo.

A maioria das atrações mais desejadas de Ushuaia, como o Parque Nacional da Terra do Fogo, o Trem do Fim do Mundo e os passeios de barco no Canal de Beagle, continua funcionando no inverno – nessa época, porém, não se pode avistar pinguins. Além disso, os dias são mais curtos do que em outras partes do ano, e o frio, que sempre impera na região, é mais arisco: a temperatura média é de 2 °C. Por isso, capriche nas roupas quentinhas na hora de preparar a mala.

O que fazer para curtir a neve em Ushuaia:

Cerro Castor 

A cerca de mil metros de altitude, o Cerro Castor é o principal centro de esqui de Ushuaia e um dos mais famosos da Argentina. São mais de 30 pistas, tanto para esquiadores avançados quanto para iniciantes, além de uma grande área para “esqui de fundo”, um snowpark e um “jardim” infantil –  a qualidade da neve, aliás, é excelente: muitas equipes profissionais de esqui treinam na estação. Meios de elevação modernos, bons equipamentos para aluguel e oito restaurantes e bares compõem a estrutura da estação.

Glaciar Martial

Subindo por uma trilha íngreme ou embarcando em um teleférico chega-se a esse glacial, que tem vistas deslumbrantes para Ushuaia e o Canal de Beagle. No inverno funciona ali uma pequena estação de esqui, interessante para quem quer aprender os primeiros movimentos no esporte ou simplesmente brincar na neve.

Centros invernais

Tierra Mayor, Villa Las Cotorras, Ushuaia Blanca, Valle de Lobos e outros centros nos arredores da cidade organizam atividades como tours de snowmobile (ou motos de neve) e caminhadas com raquetes. Também sediam restaurantes e bares com bebidas e bons “asados” para se esquentar depois de se esbaldar na neve.

Parque Nacional da Terra do Fogo

Com 68 mil hectares, o parque costeiro abrange florestas, bosques, lagos e formações montanhosas. Excursões feitas em veículos adequados para a neve dão um panorama geral da paisagem, visitando pontos como a baía Lapataia, o lago Roca e a enseada Zaratiegue, e podem ser combinados com um passeio no charmoso Trem do Fim do Mundo.


Lagos Fagnano e Escondido

Veículos 4×4 levam você pela Rota Nacional 3 até os lagos, duas manchas de águas azuladas entre bosques e encostas nevadas. Paradas em diferentes mirantes, entre alguns trechos off-road, deixam admirar a vista de ângulos diversos e tirar algumas das melhores fotos da viagem. 

Lagoa Esmeralda 

O trekking até a lagoa é uma bela imersão na paisagem nevada de Ushuaia: a caminhada atravessa bosques fechados e campos amplos, entre lagoas e riachos congelados – com sorte, animais como castores aparecem no caminho. No inverno, a lagoa pode ficar completa ou parcialmente congelada.

Navegação no Canal de Beagle

Saindo do simpático porto turístico de Ushuaia, os passeios de barco pelo “fim do mundo” fazem paradas em locais como a Ilha dos Pássaros, casa de aves como albatrozes e gaivotas, a Ilha dos Lobos, cheia de lobos-marinhos, e o emblemático Farol Les Eclaireurs, onde vive uma colônia de cormoranes (corvos-marinhos em espanhol).

Voos de helicóptero 

O visual de Ushuaia do alto promete: dá para contemplar a cidade entre picos dos Andes como os montes Susana e Olivia, o Cerro Cinco Hermanos e o Glaciar Martial. Você pode escolher a rota e a duração do voo com diferentes empresas.

Centro de Ushuaia 

O charmoso centrinho da cidade fica ainda mais fotogênico no inverno. Pela Avenida San Martin, aproveite cafés, restaurantes e bares, com um desvio para a rua Perito Moreno para fazer compras no Paseo del Fuego Shopping. Alguns museus ajudam a entender a região: não perca o Museu Fim do Mundo, que foca na história de Ushuaia desde antes da chegada dos europeus; o Museu Marítimo e Presídio, que reúne em meio a antigas celas mobiliário, objetos e roupas de ex-detentos e tem área com mapas e fotografias de navegações; e o Museu Yámana, dedicado ao povo Yámana, originário de Ushuaia.