O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril.
Para quem é apaixonado por viajar, é uma oportunidade perfeita para olhar para o mapa do Brasil e descobrir várias rotas e destinos com fazendas abertas à visitação para provar a bebida direto na fonte – afinal, moramos no país que mais produz café no mundo.
O mercado brasileiro tem se voltado cada vez mais para produzir cafés especiais, de alta qualidade, que têm ganhado prêmios mundo afora. E, com esse movimento, também temos mais iniciativas de turismo no meio cafeeiro, com muitas experiências incríveis para conhecer a produção e fazer degustações.
Veja aqui 4 destinos no Brasil para amantes de café:
Rota do Café Especial em Carmo de Minas, no Circuito das Águas mineiro
No sul do estado, próximo da cidade de São Lourenço, famosa pelas águas termais, a cidade de Carmo de Minas é expoente na produção de cafés especiais premiados entre montanhas a 1.300 metros de altitude. Por isso, foi criada ali a Rota do Café Especial, que oferece uma série de experiências, com passeios pelos cafezais, visita ao processo de torra, degustações acompanhadas de quitutes mineiros, workshops sobre métodos de preparo e até passeios de balões sobre as plantações.
Rota do Café no norte do Paraná
Em uma região com forte cultura cafeeira, a Rota do Café oferece experiências em fazendas, com passeios saindo principalmente da cidade de Londrina. É possível, por exemplo, visitar o Sítio Eliza Cafés Especiais, com participação na colheita e seleção dos grãos, almoço rural e degustação. Na Fazenda Palmeira, com mais de 180 hectares de café, você conhece a história do lugar e seu processo de preparação do café, do pé à xícara.
Rota do café em Piatã, na Chapada Diamantina (BA)
O café dessa pequena cidade serrana na Chapada Diamantina, feito em grande parte por pequenos produtores familiares, é famoso pelos prêmios que ganha mundo afora. Quem visita pode curtir as muitas cavernas e cachoeiras e ainda conhecer a cultura cafeeira. Há fazendas como a Riacho da Tapera, que recebe visitantes, mostra seu café e ainda tem produtos caseiros como mel, pães e biscoitos. Na cidade, a Cafeteria Rigno serve seu premiadíssimo café acompanhado de doces – quem agenda também pode curtir um café colonial na fazenda.
Rota Verde do Café, no Ceará
A cerca de 100 km de Fortaleza, a iniciativa reúne cafeicultores da Serra do Baturité, uma área de proteção ambiental. Ali a produção é pequena, artesanal e sustentável, com os cafés cultivados à sombra das árvores e matas. Um dos integrantes da rota é o Sítio Águas Finas, na agradável região serrana de em Guaramiranga, que convida a um passeio histórico/cultural com palestra sobre a região, tour pela plantação e ritual de preparação de café. Outro é a Fazenda Floresta, que mostra a produção de café e outros produtos como farinha de banana, banana-passa, cachaça de banana e licores.