Praia ou cachoeira​? Escolha o seu próximo destino

E aí, qual a pedida para a próxima viagem: praia​​ ou cachoeira? 

Passar o dia de pernas para o ar na areia curtindo a brisa do mar ou mergulhar em poços de água doce deliciosos admirando belas quedas d’água?

Nós brasileiros temos sorte: podem escolher entre uma abundância de paisagens naturais maravilhosas para conhecer nas férias. Inclusive, em algumas praias também há cachoeiras próximas.

A seguir, selecionamos cinco destinos de praia e cinco de cachoeira para você se inspirar para a próxima trip.

PRAIA OU CACHOEIRA? ESCOLHA O SEU PRÓXIMO DESTINO

PRAIA

Maragogi
A cidade de Maragogi é agraciada com lindas praias (uma delas leva o nome da cidade). Em comum, todas exibem o mesmo mar cristalino e tranquilo, com piscinas naturais que podem ser visitadas na maré baixa. A Praia de Barra Grande tem como destaque o banco de areia Caminho de Moisés; na Praia do Antunes e em Burgalhau, você faz passeios de bugue; em Peroba, a beleza maior fica por conta do encontro do rio com o mar; na Ponta do Mangue, tem passeios de lancha.

As piscinas cristalinas de Maragogi

Porto de Galinhas
Esse é um dos destinos de praia mais queridos do Brasil. E motivos não faltam: a praia, que fica na cidade de Ipojuca, a 66 km de Recife, tem mar clarinho, rodeado de resorts e represado por corais, com a agradável temperatura de 28°C – um delicioso passeio de jangada leva até piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. No mesmo município ainda ficam praias lindas como Maracaípe, Muro Alto e Camboa: ou seja, há muito o que fazer. 

A praia principal da vila

Praia do Forte
Localizada na chamada Linha Verde, estrada que segue pelo litoral norte da Bahia, Praia do Forte é um destino de praia completíssimo. A começar pelo fácil acesso: está a apenas 60 km de Salvador, com posição estratégica para fazer vários passeios pela região, por terra e pela água. Depois, pela farta oferta de hospedagem, entre pousadas e resorts all-inclusive, e de restaurantes, de quiosques de praia a casas sofisticadas. E as faixas de areia são lindas, claro, com vários trechos com piscinas naturais e ninhos de tartarugas-marinhas – aliás, foi em Praia do Forte que começou o Projeto Tamar.

Barquinhos na Praia do Forte

Arraial do Cabo
Cheia de atrações e belezas naturais, Arraial do Cabo é um dos destinos de praia mais buscados no estado do Rio de Janeiro. Com sol durante boa parte do ano, a cidade, que faz parte da chamada Região dos Lagos, encanta os turistas com seu mar turquesa – a ponto de ser chamada de Caribe brasileiro. Embora a água do mar seja fria, os tons de azul intenso realmente lembram o Caribe. As praias mais paradisíacas são as do Pontal do Atalaia, com mar cristalino e areia branquinha.

A paradisíaca Praia do Atalaia
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú está na moda. O crescimento imobiliário do principal destino do litoral norte catarinense salta aos olhos com a construção de imponentes arranha-céus, que lhe renderam o título de Dubai brasileira. A atração mais conhecida é o teleférico que sobe e desce o Morro da Aguada e termina na Praia das Laranjeiras, mas há muitas faixas de areia bonitas para passar o dia, como Taquaras e Taquarinhas. Ainda dá para ver os animais do Oceanic Aquarium, subir ao mirante do Morro do Careca, passear na roda-gigante FG Big Wheel e se divertir na Aventura Pirata.

CACHOEIRA

Chapada Diamantina
Os passeios na Chapada Diamantina revelam algumas das paisagens naturais mais extraordinárias do Brasil. Um oásis no sertão, o parque nacional da região é marcado por montanhas de topos chapados, que podem ser observadas a partir de uma série de mirantes, além de cachoeiras imensas, poços de água azulada e formações rochosas surreais. As cidades de Lençóis e Mucugê, principais bases para os passeios, têm centrinhos coloniais coloridos com barzinhos animados e restaurantes que servem de bufê por quilo a pratos refinados com ingredientes regionais. 

Cachoeira do Mosquito, na chapada

Jalapão
O Jalapão, no estado do Tocantins, é um lugar de paisagens extraordinárias que mesclam campos, rios, cachoeiras, morros e dunas. Suas fotos mais famosas são as que mostram os fervedouros, piscinas naturais de água azul-turquesa. Essas belezas estão espalhadas por oito municípios e cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual – as estradas são majoritariamente de terra e as distâncias entre os atrativos são grandes; por isso, a melhor forma de conhecer o Jalapão é com nossos tours organizados com guias e motoristas experientes em veículos 4×4.

Cachoeira da Velha

Brotas

No interior de São Paulo, Brotas é uma cidade tranquila de pouco mais de 20 mil habitantes. Nos seus arredores, há múltiplas cachoeiras e rios com corredeiras que fizeram do lugar um point para esportes de aventura e um destino perfeito para levar os pequenos para passar alguns dias na natureza. Lá tem rafting, arvorismo, rapel, caiaque, tirolesa, trilhas e até planetário. Nos chamados ecoparques, o ingresso de day use dá acesso a cachoeiras, restaurantes e uma porção de atividades legais para crianças. Para dar conforto à família, há vários hotéis com áreas verdes, parquinhos, piscinas e fazendinha.

A bela Cachoeira Cassorova

Serra Gaúcha
Entre belas paisagens com morros e florestas de araucárias, a região reúne construções históricas que remetem às imigrações italiana e alemã, vinícolas charmosas, restaurantes top, eventos bacanas durante o ano todo e um cardápio de atrações variadíssimo. Quem quiser rechear a viagem com ecoturismo pode conhecer matas, cachoeiras, cânions e formações rochosas. Ninguém sai da Serra Gaúcha sem ver a Cascata do Caracol, com 130 metros, que pode ser admirada de vários ângulos. Não muito longe fica o Ecoparque Sperry, com quatro cachoeiras de fácil acesso.

Cachoeira no Parque Caracol, em Canela
Cascata do Caracol
Cachoeira no Lago de Furnas

Capitólio
Esta cidade próxima da Serra da Canastra é banhada pelo Lago de Furnas, ou Mar de Minas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Suas águas azuis embelezam incríveis cânions, cheios de mirantes para tirar muitas fotos. Pela região, há diversas trilhas, rios e cachoeiras, perfeitos para caminhar, praticar atividades de aventura ou só contemplar a paisagem. Um passeio de 4×4 leva até a Cachoeira Fecho da Serra, com 30 metros de queda d’água acessada por uma trilha fácil.

Para reservar a sua viagem, conte com a CVC!