Nós amamos uma lista, ainda mais quando o assunto é viagem: já fizemos muitas seleções incríveis, como os teatros mais bonitos do Brasil e os melhores parques de diversão do país.
Neste post, te convidamos para uma viagem pelas cinco regiões passando por alguns dos melhores lugares para visitar no país, do Rio de Janeiro a Belém do Pará, de Curitiba a Salvador.
Veja a seguir dez pontos turísticos icônicos para conhecer no Brasil:
Cristo Redentor (Rio de Janeiro, RJ)
Eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, a estátua do Cristo Redentor reina majestosa sobre a cidade do Rio de Janeiro. Fica no alto do Morro do Corcovado e pode ser acessada de van, por uma estrada panorâmica; de trem turístico, que passa pelo meio da mata (no Parque Nacional da Tijuca); ou de helicóptero, observando a linda vista aérea da cidade.
O que levar na mala para o Rio de Janeiro? Assista no CVC+
MASP (São Paulo, SP)O Museu de Arte de São Paulo, em plena Avenida Paulista, tem um acervo de mais de 11 mil obras e sedia algumas das melhores exposições temporárias da cidade. É lugar para ver de pertinho quadros de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Cândido Portinari, e também de Van Gogh, Monet e Picasso. Fundado em 1947, o prédio foi projetado por Lina Bo Bardi e se tornou um marco na história da arquitetura do século 20.
Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu, PR)
Visitar as cataratas é testemunhar um dos mais impressionantes tesouros naturais brasileiros. Demarcando a fronteira com a Argentina, o Rio Iguaçu despenca em 275 quedas d’água em uma paisagem protegida pelo Parque Nacional do Iguaçu. Passarelas e passeios de barco permitem tirar fotos das águas em vários ângulos – com sorte, enquadrando um arco-íris.
Saiba tudo sobre Foz do Iguaçu
Praça dos Três Poderes (Brasília, DF)
Sede de algumas das mais importantes instituições do governo federal e de tantas manifestações históricas, a Praça dos Três Poderes é rodeada pelo Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Os edifícios compõem um dos complexos mais expressivos já projetados por Oscar Niemeyer.
Descubra Brasília de carro: alugue com a CVC
Elevador Lacerda (Salvador, BA)
O elevador de 1873 foi o primeiro do mundo a servir de transporte público, ligando a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio em Salvador. Não há vista panorâmica no percurso, pois o elevador é todo fechado – em compensação, a paisagem que se vê da parte alta é belíssima, principalmente no entardecer.
Centro Histórico de Ouro Preto (Ouro Preto, MG)
Patrimônio Histórico da Humanidade, Ouro Preto tem um dos mais proeminentes conjuntos arquitetônicos coloniais do país. A igreja mais impressionante é a de São Francisco de Assis, de 1766, que guarda uma das maiores obras do Mestre Athaíde. Outra igreja que impressiona é a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com mais de 400 kg de ouro forrando as talhas da nave a da capela-mor. Mescle as atrações históricas com cafés, lojinhas de artesanatos e bares.
Lençóis Maranhenses (MA)
A 250 km da capital São Luís, Barreirinhas é a porta de entrada para o sensacional Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com quilômetros de dunas branquinhas e lagoas de águas azuladas. Se der, reserve uns dias para ficar também em Atins, povoado que é point de kitesurfe e tem ganhado pousadas e restaurantes de charme. E, para mergulhar na paisagem sem ninguém à vista, pense em fazer as travessias de três a cinco dias a pé.
Mercado Ver-o-Peso (Belém, PA)
Inaugurado em 1625, o Ver-o-Peso já foi até o cenário de novela global e clipe da cantora Anitta. Considerado o maior mercado a céu aberto da América Latina, às margens da Baía do Guajará, ele esbanja as cores e sabores do Norte do Brasil, com frutas, artesanatos, ervas e bebidas tradicionais.
Cânions do Xingó (Canindé de São Francisco, SE)
A 213 km de Aracaju, o município de Canindé é ponto de partida para os passeios de catamarã que viajam entre os paredões do Cânion do Xingó. O lugar surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe: são 60 km de extensão e a água do rio pode alcançar 190 metros de profundidade em alguns pontos.
Jardim Botânico (Curitiba, PR)
Inaugurado em 1991, o jardim se tornou cartão-postal de Curitiba. A estrutura é inspirada em jardins franceses, bom belos canteiros ajardinados geométricos e verdadeiros tapetes floridos. Com 458 m², a bela estufa central construída em ferro e vidro abriga em seu interior exemplares vegetais tropicais. Não perca também o Jardim das Sensações, pensado para ser explorado usando os cinco sentidos.