O Outubro Rosa é um movimento internacional feito para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Sua criação foi de extrema importância já que este tipo de câncer é o segundo que mais causa mortes no mundo, atrás apenas do de pulmão. O movimento serve para mostrar às mulheres que devem frequentar ginecologistas anualmente, fazer a mamografia quando necessário (geralmente a partir dos 40-50 anos, dependendo da recomendação de cada profissional) e sempre estarem atentas aos sinais de mudança em seus seios.
História do Outubro Rosa
O movimento foi criado na década de 90, nos Estados Unidos da América. Alguns estados isolados no país já faziam campanhas sobre o assunto, como propagandas para conscientização ou facilitar o acesso das mulheres à mamografia. Em 1990 o Congresso Americano decidiu apoiar as ações e tornou outubro o mês nacional da prevenção do câncer de mama.
A Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma ONG que fornece recursos para mulheres que não têm condições de arcar com o tratamento da doença, passou a organizar a “Corrida pela cura”, que teve sua primeira edição em 1990, em Nova York. Os participantes corriam com laços rosa presos em suas camisetas, dando início ao laço que hoje conhecemos como símbolo do movimento.
Outubro Rosa no Brasil
Aqui no Brasil, o movimento chegou apenas nos anos 2000, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, apareceu iluminado com luzes cor de rosa. Porém, foi só em 2008 que começaram a surgir campanhas por todo o país, como corridas e outros monumentos brilhando em rosa, chegando até ao Cristo Redentor.
Sinais do câncer de mama no corpo
Para você ficar por dentro das informações, separamos aqui alguns sintomas iniciais do câncer de mama: presença de nódulo no seio, líquido ou secreção, vermelhidão ou inchaço, alteração de cor ou textura, nódulo ou inchaço nas axilas e mudança de formato. É importante lembrar que o autoexame é importante, porém, nunca deixe de consultar um profissional e seguir suas recomendações. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhores as chances de uma recuperação tranquila.