Há alguns anos, no Programa Roda Viva (da TV Cultura), o diretor do Sesc São Paulo Danilo Miranda afirmou que o teatro “leva o que há de mais íntimo do ser humano” aos palcos.
Considerado um dos grandes fomentadores da arte no país, ele tem toda razão: com origem na Grécia Antiga, o teatro é uma das expressões artísticas mais antigas, sensíveis e emocionantes da humanidade.
Não à toa, alguns dos principais teatros do Brasil foram palco também de grandes acontecimentos históricos. Um exemplo é a Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu no Theatro Municipal De São Paulo.
Para comemorar esse Dia Nacional do Teatro, em 19 de setembro, selecionamos alguns dos melhores e mais bonitos teatros do Brasil, para você colocar no roteiro da sua próxima viagem. Vem ver!
Theatro Municipal (São Paulo, SP)
O Municipal é presença imponente no coração de São Paulo. Com projeto de Ramos de Azevedo (o que dá nome à praça em frente), o espaço abriu as portas em 1911. É casa de alguns dos corpos artísticos mais importantes do país, como o Balé da Cidade e a Orquestra Sinfônica Municipal, que têm ali uma programação permanente.
Mas assistir a espetáculos é só uma das formas de conhecê-lo por dentro. Você também pode agendar uma visita educativa (de terça a sábado) ou, ainda, conhecer o Bar dos Arcos, no subsolo. No fim de semana, tem brunch servido no Salão Dourado.
Teatro Amazonas (Manaus, AM)
A fachada neoclássica, cúpula de cerâmica, com halls e escadarias de mármore dão uma ideia da riqueza movimentada pelo Ciclo da Borracha na região. O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 por um desejo da elite amazonense da época.
Hoje, sedia shows, peças de teatro, apresentações de dança e concertos da Amazonas Filarmônica. Você pode visitar de terça a sábado – a entrada é gratuita para amazonenses, crianças até 10 anos e pessoas com deficiência.
Theatro Municipal (Rio de Janeiro, RJ)
Inaugurado em julho de 1909, o Theatro Municipal do Rio recebia na época companhias de ópera e dança europeias. A partir da década de 1930, essa história começa a mudar, com a formação da Orquestra Sinfônica, o coro e balé próprios. A programação hoje é variadíssima, entre concertos, peças musicais e outros tipos de espetáculos.
Há visitas guiadas de terça a sábado, inclusive com temas como “história da arte”, que mostra as obras presentes no teatro e dá acesso às peças especiais do acervo, e “bastidores”, que percorre as instalações por trás do palco.
Ópera de Arame (Curitiba, PR)
No Parque das Pedreiras, a Ópera de Arame é um cartão-postal da capital paranaense, com estrutura tubular e teto transparente que se destaca em meio a vegetação. O espaço foi inaugurado em 1992, e levou apenas 75 dias para ser construído.
Hoje, há ali o café e espaço gastronômico Ópera Arte, loja e um palco que recebe eventos, peças e atrações musicais de vários gêneros.
Theatro da Paz (Belém, PA)
No centro de Belém, o Theatro da Paz é a representação física do período áureo do Ciclo da Borracha, fundado em fevereiro de 1878. Até hoje, é o maior da região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil.
Você pode assistir a algum espetáculo ali (o lugar é casa da Orquestra Sinfônica e da Amazônia Jazz Band) ou fazer a visita guiada, de terça a domingo. E fica a dica: às quartas, a entrada é gratuita.
Teatro de Santa Isabel (Recife, PE)
O Santa Isabel é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como o primeiro e mais expressivo exemplar de arquitetura neoclássica em Pernambuco, inaugurado em maio de 1850.
Nos fins de semana, há visita guiada pelas áreas do teatro – aos domingos, a entrada é gratuita. Na programação, há peças, concertos da Orquestra Sinfônica do Recife e apresentações musicais variadas.