Fuja da folia: 7 lugares tranquilos para viajar no Carnaval

Alalaô, mas que calor! O tempo bom pede viagem, mas a folia não é a sua praia? Então veja aqui nossa lista de lugares tranquilos para viajar no Carnaval pelo Brasil.

A terça e a quarta-feira do Carnaval de 2023 cairão nos dias 20 e 21 de fevereiro. Quem puder viajar já na sexta tem tempo suficiente para curtir as corredeiras cheias de adrenalina em Brotas, no interior de São Paulo, se refugiar em um hotel de selva, na Amazônia, ou pegar uma praia tranquila no sul da Bahia. 

Veja a nossa seleção de lugares tranquilos para viajar no Carnaval de 2023:

Brotas (SP)

Muito verde e aventura esperam pelos visitantes em Brotas

A 250 km da capital paulista, o destino é cheio de atividades de aventura – rafting, arvorismo, rapel, bóia-cross, tirolesa e canionismo são algumas delas, com oportunidades tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Nos chamados ecoparques, o ingresso de “day use” dá acesso a trilhas para cachoeiras e estrutura com vestiários, restaurantes e playgrounds. Na cidade podem rolar festas no Carnaval, então quem quer mais tranquilidade deve se hospedar mais longe do centro.

Bonito (MS)

Não faltam cachoeiras em Bonito

Entre fazendas particulares e balneários públicos, você visita grutas imensas, rios de águas cristalinas e cachoeiras caudalosas habitados por animais como peixes, jacarés, antas, cotias e macacos. As flutuações, que levam os visitantes para admirar a riqueza da fauna subaquática em águas translúcidas, são os passeios mais procurados da região – a do Rio da Prata e do Rio Sucuri são imperdíveis. No Carnaval, reserve os passeios com antecedência para não ficar sem lugar.

Chapada dos Veadeiros (GO)

As águas esmeralda da Cachoeira Santa Bárbara

Mesmo os visitantes mais céticos se rendem aos encantos da mística Chapada dos Veadeiros, com seu sem-fim de cachoeiras entre a imensidão do cerrado e cenários únicos como o do Vale da Lua, com rochas caprichosamente esculpidas pela água – as atrações estão divididas entre o parque nacional e uma porção de propriedades privadas. A cidade de Alto Paraíso e o vilarejo de São Jorge, a cerca de 250 km de Brasília, são as bases mais comuns; se quiser atrações menos cheias no período de Carnaval, fique em Cavalcante.

Visconde de Mauá (RJ)

Tem natureza e romance nessa cidade na Serra da Mantiqueira

As charmosas pousadas com lareira e hidromassagem fazem dessa cidade na região da Serra da Mantiqueira uma escolha perfeita para curtir um Carnaval tranquilo a dois. Para passear, há lojinhas de artesanato, um interessante cenário gastronômico e várias trilhas e cachoeiras para os fãs de ecoturismo. São três as vilas principais, Mauá, Maringá e Maromba, todas com boas opções de hospedagens e atrações. 

Bento Gonçalves (RS)

Fevereiro é época de colheita de uvas no Vale dos Vinhedos

Uma das estrelas da Serra Gaúcha, a cidade é porta de entrada para o Vale dos Vinhedos, com várias vinícolas abertas a visitantes. E o começo do ano marca a época de colheita de uvas por lá, a chamada vindima, quando acontecem experiências especiais, como piqueniques entre vinhedos, pisa das uvas, visitas noturnas e, claro, muitos menus harmonizados e degustações. A vindima vai até março – vale agendar os passeios com antecedência. 

Praia de Santo André (BA)

Santo André é destino de praia e tranquilidade na Bahia

Apesar de estar a apenas 30 km de Porto Seguro, a vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, conserva o sossego o ano todo, até no Carnaval. Há uma boa seleção de pousadas à disposição, e os restaurantes impressionam pela variedade e qualidade. Para passar o dia, a praia tem faixa de areia longa, com muitos trechos vazios, e mar calmo. No trecho chamado de Praia das Tartarugas, formam-se piscinas naturais na maré baixa. Passeios de barco levam visitantes para mergulhar perto dos corais. 

Manaus (AM)

Os hotéis de selva são ideais para uma imersão na Amazônia

Próximo da capital amazonense há muitos hotéis de selva que oferecem experiências imersivas na floresta e são comprometidos com a preservação do meio ambiente. Em Manaus, o Uiara Amazon Resort está instalado em uma plataforma flutuante no Rio Negro. O Amazon Ecopark Jungle Lodge também tem vista para a água, às margens do Rio Tarumã – o que rende uma prainha particular para os hóspedes. Já o Amazônia Jungle Hotel fica às margens do Paraná Ariaú, um canal natural entre os rios que formam o rio Amazonas. Tudo para um Carnaval tranquilo em meio à natureza.