Frio ou calor? Praia ou montanha? Qualquer que seja seu desejo de viagem, as férias de julho são o período ideal para curtir o Brasil. Listamos seis destinos, três no Nordeste e três no Sul, para quem é de mar e para quem é do campo. Confira!
Para uma temporada de sol e mar
Maragogi – Alagoas
Ao norte do estado de Alagoas, a praia de Maragogi faz parte do chamado “Caribe brasileiro” por causa de suas piscinas naturais de águas calmas e cristalinas, que passeiam por muitos tons de azul. Com clima rústico de vila de pescadores, o destino é perfeito tanto para viagens românticas quanto para famílias com crianças: mergulhar com os peixinhos nesse cenário paradisíaco é um programa imperdível para todas as idades.
Porto de Galinhas – Pernambuco
No município de Ipojuca, a 66 km de Recife, a praia de Porto de Galinhas é um destino sob medida para mergulhar entre peixes e corais – com direito a passear em uma pitoresca jangada para chegar até as piscinas naturais. A cidade é um burburinho só: tem centrinho animado com muitas lojas, restaurantes com vista para o mar e barzinhos badalados à noite. As praias vizinhas, Muro Alto e Maracaípe, são de visita obrigatória – para chegar, vá de buggy, e aproveite o passeio que passa por um belo caminho ladeado de coqueirais.
Veja hotéis CVC em Porto de Galinhas
Natal – Rio Grande do Norte
Capital do Rio Grande do Norte, Natal é famosa pelas belas praias, banhadas de sol praticamente o ano todo. Além de curtir a orla urbana e se esbaldar com pratos à base de camarão, você vai se deliciar com as praias dos arredores: Pipa, São Miguel do Gostoso, Touros, Galinhos, entre outras. Entre os programas imperdíveis, principalmente com a criançada, estão o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu e tirar uma foto aos pés do maior cajueiro do mundo.
Para curtir o frio e a natureza
Gramado – Rio Grande do Sul
Paisagens exuberantes de vales, vinhedos, montanhas e cachoeiras fazem da Serra Gaúcha um dos destinos turísticos mais desejados do sul do país. As cidades de Gramado e a vizinha Canela, no coração da região, preservam os traços da colonização germânica e italiana na arquitetura e na gastronomia. Para os casais, não faltam programas românticos em bares, hotéis e restaurantes. Para famílias, há diversas atrações (e o ano inteiro), como os parques temáticos Snowland e Mundo de Chocolate.
Curitiba – Paraná
Curitiba dá um show em planejamento urbano: tem vibe cosmopolita, com muitos bares, restaurantes e uma interessante agenda cultural – e tudo isso sem deixar de lado a preservação ambiental. São mais de 30 praças e parques espalhados pela cidade, sendo os mais famosos o Tanguá, onde antes funcionavam duas pedreiras, e o Jardim Botânico, com sua estufa em estrutura metálica, um dos cartões-postais da cidade. Não deixe de visitar o MON – Museu Oscar Niemeyer, no icônico edifício em formato de olho.
Cânions – Santa Catarina
No extremo sul de Santa Catarina, o Caminho dos Cânions é uma rota turística que passa por dois parques nacionais: Aparados da Serra e Serra Geral. Um prato cheio para amantes do ecoturismo, que desbravam muitas trilhas e mirantes com vistas espetaculares para os cânions. O que poucas pessoas sabem é que o destino guarda também um litoral bem preservado, com boa infraestrutura para receber famílias, e atrações naturais como o Morro dos Conventos e balneários com dunas, lagoas, furnas e praias com extensas faixas de areia.