As cidades de Vitória (ES) e São Luís (MA) dividem a data de aniversário de sua fundação: 8 de setembro.
Por isso, resolvemos mostrar que as duas capitais, apesar de distantes, têm muitos pontos em comum, como extensas faixas de areia, gastronomia pautada por frutos do mar e centros históricos bem antigos.
No melhor estilo do novo programa “Destino Perfeito”, da plataforma CVC+, trazemos uma série de razões para conhecer as cidades e te mostrar que, se você ama a capital capixaba, vai amar a maranhense – e vice-versa.
Confira!
Os centros históricos estão entre os mais antigos do Brasil
Vitória foi fundada em 1551 e, São Luís, em 1612. Na primeira, há construções da primeira metade do século 16, como a Capela de Santa Luzia, de 1537. Vale bater perna pelo bairro (também conhecido como Cidade Alta), parando na Catedral, no Palácio Anchieta e na instagramável Escadaria Maria Ortiz.
Já em São Luís, com centro histórico tombado pela UNESCO, você encanta com ruas e calçadas de pedra, fachadas azulejadas e casarões de traços coloniais. O Teatro Arthur Azevedo é um dos mais antigos do país, de 1815, e pode ser visitado. Dê um pulo também no Centro Cultural Vale Maranhão, dedicado à cultura maranhense, e na Casa das Tulhas, o mercadão de São Luís.
Vila Velha está para Vitória assim como Alcântara está para São Luís
As duas têm cidades históricas vizinhas que valem o bate e volta. No Espírito Santo, Vila Velha abriga um dos principais cartões-postais da região, o Convento de Nossa Senhora da Penha, com vista privilegiada para a baía de Vitória. Se der tempo, estique a visita até a fábrica de chocolates da Garoto.
Já Alcântara tem vestígios da riqueza dos séculos 18 e 19., entre os restos dos sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses e as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e da Igreja Matriz de São Matias. O Museu Casa Histórica de Alcântara ajuda a entender a história.
As duas são ilhas
Vitória é um arquipélago composto por 33 ilhas e uma porção continental. Já São Luís pertence à Ilha Upaon-Açu, parte do arquipélago do Golfão Maranhense. Ou seja: as duas figuram belas paisagens com vistas para o mar e praias próximas para passear.
Ambas têm culinária rica em frutos do mar
Por serem litorâneas, têm seus cardápios recheados de peixes e frutos do mar. Na capital maranhense, você encontra pratos como peixada maranhense, caranguejada e sururu (um molusco) ao leite de coco. Nas mesas de Vitória, reina a moqueca capixaba, feita com urucum (e não dendê), e torta capixaba, que pode levar peixe, siri, frutos do mar variados e palmito.
Dunas e mais dunas
Eis que as duas cidades têm destinos incríveis com dunas nas proximidades. Vitória fica a 270 km da vila de Itaúnas, em Conceição da Barra (ES), com praias, vegetação de restinga e um sem-fim de dunas. O destino é famoso pelo Festival de Forró, que acontece em julho (mas o ritmo é garantido nos bares o ano inteiro).
E São Luís fica a 250 km de Barreirinhas (MA), porta de entrada para o sensacional Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com quilômetros de dunas branquinhas e lagoas de águas azuladas. Mas fique atento: para pegar as lagoas cheias, planeje-se para ir entre julho e outubro.