É aniversário de Vitória (ES) e São Luís (MA): veja dicas sobre as cidades

As cidades de Vitória (ES) e São Luís (MA) dividem a data de aniversário de sua fundação: 8 de setembro.

Por isso, resolvemos mostrar que as duas capitais, apesar de distantes, têm muitos pontos em comum, como extensas faixas de areia, gastronomia pautada por frutos do mar e centros históricos bem antigos. 

No melhor estilo do novo programa “Destino Perfeito”, da plataforma CVC+, trazemos uma série de razões para conhecer as cidades e te mostrar que, se você ama a capital capixaba, vai amar a maranhense – e vice-versa. 

Confira!

Os centros históricos estão entre os mais antigos do Brasil

Vitória foi fundada em 1551 e, São Luís, em 1612. Na primeira, há construções da primeira metade do século 16, como a Capela de Santa Luzia, de 1537. Vale bater perna pelo bairro (também conhecido como Cidade Alta), parando na Catedral, no Palácio Anchieta e na instagramável Escadaria Maria Ortiz. 

Já em São Luís, com centro histórico tombado pela UNESCO, você encanta com ruas e calçadas de pedra, fachadas azulejadas e casarões de traços coloniais. O Teatro Arthur Azevedo é um dos mais antigos do país, de 1815, e pode ser visitado. Dê um pulo também no Centro Cultural Vale Maranhão, dedicado à cultura maranhense, e na Casa das Tulhas, o mercadão de São Luís. 

Catedral Metropolitana De Nossa Senhora Da Vitória, no centro da cidade

Vila Velha está para Vitória assim como Alcântara está para São Luís

As duas têm cidades históricas vizinhas que valem o bate e volta. No Espírito Santo, Vila Velha abriga um dos principais cartões-postais da região, o Convento de Nossa Senhora da Penha, com vista privilegiada para a baía de Vitória. Se der tempo, estique a visita até a fábrica de chocolates da Garoto. 

Já Alcântara tem vestígios da riqueza dos séculos 18 e 19., entre os restos dos sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses e as ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e da Igreja Matriz de São Matias. O Museu Casa Histórica de Alcântara ajuda a entender a história.

O centro histórico de Alcântara, perto de São Luís

As duas são ilhas

Vitória é um arquipélago composto por 33 ilhas e uma porção continental. Já São Luís pertence à Ilha Upaon-Açu, parte do arquipélago do Golfão Maranhense. Ou seja: as duas figuram belas paisagens com vistas para o mar e praias próximas para passear.

A vista de Vila Velha para a baía de Vitória

Ambas têm culinária rica em frutos do mar

Por serem litorâneas, têm seus cardápios recheados de peixes e frutos do mar. Na capital maranhense, você encontra pratos como peixada maranhense, caranguejada e sururu (um molusco) ao leite de coco. Nas mesas de Vitória, reina a moqueca capixaba, feita com urucum (e não dendê), e torta capixaba, que pode levar peixe, siri, frutos do mar variados e palmito.

A moqueca capixaba: sai o azeite de dendê e entra o urucum

Dunas e mais dunas

Eis que as duas cidades têm destinos incríveis com dunas nas proximidades. Vitória fica a 270 km da vila de Itaúnas, em Conceição da Barra (ES), com praias, vegetação de restinga e um sem-fim de dunas. O destino é famoso pelo Festival de Forró, que acontece em julho (mas o ritmo é garantido nos bares o ano inteiro).

E São Luís fica a 250 km de Barreirinhas (MA), porta de entrada para o sensacional Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com quilômetros de dunas branquinhas e lagoas de águas azuladas. Mas fique atento: para pegar as lagoas cheias, planeje-se para ir entre julho e outubro. 

A imensidão de dunas e lagoas nos Lençóis Maranhenses