Ritmo símbolo do carnaval pernambucano, o frevo nasceu no final do século 19 em um momento de transição e efervescência social e cultural no país. Suas músicas aceleradas são resultado da fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca e têm influência da capoeira. A dança é conhecida pelos passos rápidos e vigorosos – e, claro, pelo pequeno guarda-chuva na mão dos passistas.
Há 116 anos, no dia 9 de fevereiro de 1907, o ritmo foi citado pela primeira vez na imprensa, no Jornal Pequeno, de Recife. Desde o anos 1970, é nesta data que se comemora o Dia do Frevo.
Em Recife e Olinda, há várias opções de programas para quem quer experimentar o ritmo ao vivo, saber mais sobre sua história e até arriscar uns passinhos, independentemente da época do ano. Confira a seguir uma lista com cinco experiências imperdíveis.
Paço do Frevo
Localizado no coração do Recife Antigo, o Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação e valorização do frevo. Ali, a história do ritmo é contada em vídeos, artigos e fotos nas paredes. Com vista para a Praça do Arsenal, o último piso tem um belo piso de vidro com estandartes de agremiações locais. A nova exposição permanente, inaugurada em dezembro de 2022, destaca as mulheres, a negritude, os artesãos e outros elementos e personagens essenciais da comunidade do frevo. Quem se animar pode participar das aulas de dança gratuitas.
Arrastão do Frevo
O Arrastão do Frevo é gratuito, acontece no primeiro domingo de cada mês e é um dos mais icônicos e queridos projetos do Paço do Frevo. O evento reúne uma ou mais agremiações e sai do Marco Zero em cortejo pelas ruas do Recife Antigo. No verão, há edições especiais do Arrastão, principalmente no pré-Carnaval.
Frevo na Praça – Guerreiros do Passo
Capitaneado pelo grupo Guerreiros do Passo, o projeto Frevo na Praça toma a Praça do Hipódromo, na zona norte de Recife, geralmente aos sábados, com aulas de dança e informações sobre o ritmo pernambucano. O grupo resgata passos quase esquecidos, remetendo aos primórdios do frevo. E o melhor de tudo: para participar, é só chegar. Verifique as datas no perfil do Instagram.
Sedes dos blocos de Olinda
O centro histórico de Olinda, com sua bela arquitetura colonial, é palco de uma animada cena de carnaval, com muitos blocos de frevo. No bairro do Bonsucesso, a sede do Homem da Meia-Noite, um dos personagens mais tradicionais de Olinda, fica aberta ao público. Lá há obras de artistas plásticos e um acervo de figurinos.
Bar do Ró
No bairro do Guadalupe, as rodas de frevo do bar são para lá de animadas, atraindo turistas e moradores de todas as idades. Administrado por Robson Leão, filho do conhecido maestro Oséas Leão, o lugar se tornou parada certeira para quem quer sentir a energia do frevo em Olinda. Para acompanhar, cai bem uma cervejinha gelada e os petiscos de boteco.
OFERTA CVC: PASSAGEM AÉREA PARA RECIFE SAINDO DE SÃO PAULO A PARTIR DE R$ 1.225 EM 4 VEZES SEM JUROS