Vai assistir aos jogos do campeonato de futebol entre as seleções da América do Sul em 2019? Então aproveite a viagem para passear pelas cidades sede do torneio.
São Paulo, polo do consumo e da gastronomia
É impossível não fazer compras em São Paulo. A maior cidade do país tem lojas com preços muito vantajosos em ruas como a 25 de Março, com produtos de todos os tipos, e a José Paulino, com roupas femininas de ótima qualidade. Ao mesmo tempo, a metrópole conta com shoppings de luxo como o Cidade Jardim, o JK e o Iguatemi.
Sem contar com a gastronomia paulistana, que é muito variada, oferecendo restaurantes de todos os lugares do mundo. Ninguém consegue fazer dieta visitando, por exemplo, o Brás e o Bixiga, com suas pizzarias e cantinas italianas, a Liberdade, foco da cozinha oriental, e a região da 25 de Março, polo da colonização árabe. Outro destaque da cidade é sua riqueza cultural, que pode ser conferida em shows, exposições, espetáculos de teatro e salas de cinema, muitas delas localizadas na efervescente Avenida Paulista.
Salvador, terra de praias, música e felicidade
A capital da Bahia atrai viajantes desde a época do Descobrimento. Afinal, foi a primeira capital do Brasil, de 1549 a 1763.
Algumas construções da época colonial encantam os visitantes no colorido bairro do Pelourinho, que tem status de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O centro histórico da cidade também é palco de diversas festas noturnas ao longo do ano.
A musicalidade baiana, aliás, seduz turistas de todos os cantos do mundo, principalmente no Carnaval, famoso pelos blocos animados e pelo som dos trios elétricos. Entre uma balada e outra, nada como descansar nas belas praias de Salvador, como a Praia do Porto da Barra, Stella Mares e Flamengo, ou nas praias dos arredores, como Arembepe, Guarajuba, Imbassaí e Praia do Forte.
Belo Horizonte, a capital das comidas de boteco
Ao combinar ares de província e de metrópole, Belo Horizonte sintetiza tradição e modernidade. A capital de Minas Gerais tem a maior concentração de bares do país, e esse título deu origem, em 2000, a um concurso gastronômico chamado Comida di Buteco, que hoje acontece também em outras cidades brasileiras.
Como a cidade é rodeada pela Serra do Curral você admira lindas paisagens de vários pontos, como o próprio Parque da Serra do Curral e o Mirante das Goiabeiras. Outra atração turística imperdível é o conjunto arquitetônico da Pampulha, uma das primeiras obras do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, projetada na década de 40 a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek.
Em volta da Lagoa da Pampulha estão a Igreja São Francisco de Assis, com azulejos de Cândido Portinari, o Museu de Arte da Pampulha, com obras de artistas como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake e Amilcar de Castro; e a Casa de Baile, que tem jardins assinados por Burle Marx e abriga exposições temporárias.
Porto Alegre, a cidade do Gauíba
O Guaíba, considerado rio por alguns especialistas e lago por outros, é a grande referência da capital gaúcha. Além de ter praias de água doce, é cenário de passeios de barco e de um famoso pôr do sol.
Você avista suas águas a partir de lugares como a renovada Orla do Guaíba, com bares, restaurantes e playground; a Usina do Gasômetro, que é um importante centro cultural; e a Fundação Iberê Camargo, com um acervo de mais de 4 mil peças do artista gaúcho.
Uma vez em Porto Alegre você também deve visitar o imperdível Parque da Redenção, também conhecido como Farroupilha, que é a área verde preferida dos moradores para andar de bicicleta, fazer piquenique, jogar futebol, assistir a shows e comprar artesanato e antiguidades nas barracas montadas aos domingos.
Degustar um legítimo churrasco gaúcho é outro programa obrigatório na cidade, onde a delícia pode ser preparada no espeto, em uma churrasqueira com carvão, ou na parrilla, na grelha e no forno a lenha.
Rio de Janeiro, a eterna cidade maravilhosa por natureza
A combinação de praias e montanhas cobertas de verdes florestas torna a paisagem do Rio de Janeiro muito especial. Além desses atributos naturais, a capital fluminense ainda tem uma população animada, restaurantes premiadíssimos, construções históricas bem preservadas, o carnaval mais festejado do mundo e cartões postais conhecidos em todo o planeta.
Você admira as vistas mais deslumbrantes desse cenário a partir do bondinho no Morro do Pão de Açúcar e do alto do Morro do Corcovado, que abriga o Cristo Redentor, considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
No Rio de Janeiro, você ainda aproveita as mais célebres praias urbanas do país, como Copacabana, Ipanema e Barra; toma banho de cachoeira na Floresta da Tijuca; e aproveita a vida noturna do boêmio bairro da Lapa, famoso pelos bares, casas de shows, gafieiras e os arcos do século 18.
Por Maristela do Valle