Fortaleza (CE) tem localização estratégica para fazer uma viagem pegando muita praia: além de suas ótimas faixas de areia urbanas, como a Praia do Futuro, os arredores da cidade tem lugares lindíssimos para passear de bugue, praticar kitesurfe ou só cair na água.
E a capital cearense ainda conta com hotéis bem estruturados, restaurantes variados, centros culturais bacanas e o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Para completar, faz calor o ano inteiro – dificilmente a temperatura fica abaixo dos 25ºC.
Veja a seguir dicas e informações para planejar sua viagem para Fortaleza:
Onde fica Fortaleza:
Fortaleza fica na região Nordeste. A cidade é a capital do estado do Ceará.
Veja aqui o que levar na mala para uma viagem para o Nordeste
Como chegar:
O Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins fica a 8 km do Centro. Veja o tempo de voo desde…
• Salvador: 1h20
• Brasília: 2h30
• Belo Horizonte: 2h40
• Rio de Janeiro: 3h10
• São Paulo: 3h20
• Manaus: 3h25
• Curitiba: 4h20
• Porto Alegre: 5h
Quando ir para Fortaleza:
A capital cearense tem temperaturas constantes o ano todo, com máximas entre
29ºC e 31ºC e mínimas que dificilmente ficam abaixo de 24ºC. A melhor época para ir é entre junho e dezembro, quando tem menos chances de chover.
O que fazer em Fortaleza:
Curtir as praias
Entre as praias centrais de Fortaleza, vale passear pela de Iracema, que teve seu calçadão revitalizado recentemente, e assistir ao pôr do sol da Ponte dos Ingleses. Para passar o dia, rume direito à Praia do Futuro, onde estão concentradas megabarracas com impressionantes estruturas de lazer – algumas têm até piscina e toboágua. A 25 km da Avenida Beira-Mar na direção leste, a praia de Porto de Dunas tem bela paisagem e ainda é casa do Beach Park.
Fazer um bate e volta nas praias vizinhas
Pertinho de Fortaleza estão outros cartões-postais do Ceará que você pode desbravar em passeios de bugue ou alugando um carro. No litoral leste, chamam a atenção Águas Belas, com um cenário de dunas e piscinas naturais, e Morro Branco, lugar de falésias maravilhosas. No litoral oeste, vale visitar Cumbuco, point de wind e kitesurfistas, e Lagoinha, com vistas incríveis.
Visitar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
O principal espaço cultural de Fortaleza conta com salas de teatro e cinema, área para exposições e apresentações musicais, planetário, museu de arte contemporânea, entre outras atrações. O nome é uma homenagem ao pescador que é ícone do movimento abolicionista cearense. Vale visitar no fim da tarde e depois curtir o happy hour nos bares da região.
Conhecer o icônico Theatro José de Alencar
Com mais de cem anos, o teatro estilo art nouveau e vitrais coloridos. A visita guiada apresenta o interior, com características da belle époque nos desenhos das frisas, nos camarotes e nas escadarias. Também mostra o jardim, projetado pelo célebre paisagista Burle Marx. É uma verdadeira viagem no tempo.
Ir a um show de comédia
O programa noturno mais clássico da cidade é jantar com show de humor e música ao vivo – o Ceará é terra natal de muitos comediantes famosos, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante. Veja na barraca de praia Chico do Caranguejo, que promove a Quinta do Caranguejo na unidade da Praia do Futuro. Vale conhecer também o Piadaria Comedy Club.
Se esbaldar à mesa
Comida sertaneja, frutos do mar, tapioca, cuscuz… são muitas as delícias pelos cardápios da cidade. Ninguém sai de Fortaleza sem comer baião-de-dois, caranguejada, carne de sol e docinho de caju. Para ir além, há opções dignas de metrópoles: tem comida contemporânea, italiana, francesa, japonesa, hamburguerias, entre outras.
Voltar a ser criança no Beach Park
O maior parque aquático da América Latina fica no município de Aquiraz, a 28 km de Fortaleza. Quem gosta de emoção encontra muita adrenalina em atrações como o Insano, toboágua de 40 m de altura e queda livre a 105 km/h, e o Arrepius, escorregador com uma ambientação temática realmente de arrepiar. Para relaxar, você curte o rio com correnteza e a piscina de ondas, e as crianças brincam nos playgrounds aquáticos. Garanta seus ingressos com antecedência na CVC.
Comprar artesanato local
A Feirinha Noturna da Avenida Beira Mar, na Praia do Meireles, é gigante: são 600 barraquinhas vendendo produtos de toda a sorte, de roupas a rapaduras. No Mercado Central, há 500 lojas de artesanato regional com, por exemplo, as famosas garrafinhas decoradas com areia colorida. Já o Centro de Turismo (EMCETUR), tem centenas de estandes apinhados de artesanatos em um prédio histórico onde antigamente funcionava uma cadeia pública.
Onde se hospedar:
A Praia de Iracema é a pedida para quem gosta do burburinho turístico, já que tem muito agito noturno e fica perto do Centro Dragão do Mar. Na Avenida Beira-Mar, há zona hoteleira bem servida de comércio e restaurantes. Nos municípios vizinhos, há diversas opções de resorts à beira-mar, como em Cumbuco e na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz.