Como chegar, o que fazer, quando ir e outras dicas para a sua viagem para Fortaleza

Fortaleza (CE) tem localização estratégica para fazer uma viagem pegando muita praia: além de suas ótimas faixas de areia urbanas, como a Praia do Futuro, os arredores da cidade tem lugares lindíssimos para passear de bugue, praticar kitesurfe ou só cair na água.

E a capital cearense ainda conta com hotéis bem estruturados, restaurantes variados, centros culturais bacanas e o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Para completar, faz calor o ano inteiro – dificilmente a temperatura fica abaixo dos 25ºC.

Veja a seguir dicas e informações para planejar sua viagem para Fortaleza:

Onde fica Fortaleza:

Fortaleza fica na região Nordeste. A cidade é a capital do estado do Ceará.

Veja aqui o que levar na mala para uma viagem para o Nordeste

Como chegar:

O Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins fica a 8 km do Centro. Veja o tempo de voo desde…

• Salvador: 1h20

• Brasília: 2h30

• Belo Horizonte: 2h40

• Rio de Janeiro: 3h10

• São Paulo: 3h20

• Manaus: 3h25

• Curitiba: 4h20

• Porto Alegre: 5h

Quando ir para Fortaleza:

A capital cearense tem temperaturas constantes o ano todo, com máximas entre

29ºC e 31ºC e mínimas que dificilmente ficam abaixo de 24ºC. A melhor época para ir é entre junho e dezembro, quando tem menos chances de chover.

A bela praia de Porto das Dunas é bate-volta certeiro

O que fazer em Fortaleza:

Curtir as praias

Entre as praias centrais de Fortaleza, vale passear pela de Iracema, que teve seu calçadão revitalizado recentemente, e assistir ao pôr do sol da Ponte dos Ingleses. Para passar o dia, rume direito à Praia do Futuro, onde estão concentradas megabarracas com impressionantes estruturas de lazer – algumas têm até piscina e toboágua. A 25 km da Avenida Beira-Mar na direção leste, a praia de Porto de Dunas tem bela paisagem e ainda é casa do Beach Park.

Fazer um bate e volta nas praias vizinhas

Pertinho de Fortaleza estão outros cartões-postais do Ceará que você pode desbravar em passeios de bugue ou alugando um carro. No litoral leste, chamam a atenção Águas Belas, com um cenário de dunas e piscinas naturais, e Morro Branco, lugar de falésias maravilhosas. No litoral oeste, vale visitar Cumbuco, point de wind e kitesurfistas, e Lagoinha, com vistas incríveis.

As falésias de Morro Branco, a 85 km de Fortaleza

Visitar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O principal espaço cultural de Fortaleza conta com salas de teatro e cinema, área para exposições e apresentações musicais, planetário, museu de arte contemporânea, entre outras atrações. O nome é uma homenagem ao pescador que é ícone do movimento abolicionista cearense. Vale visitar no fim da tarde e depois curtir o happy hour nos bares da região.

Conhecer o icônico Theatro José de Alencar 

Com mais de cem anos, o teatro estilo art nouveau e vitrais coloridos. A visita guiada apresenta o interior, com características da belle époque nos desenhos das frisas, nos camarotes e nas escadarias. Também mostra o jardim, projetado pelo célebre paisagista Burle Marx. É uma verdadeira viagem no tempo.

O teatro centenário realiza visitas guiadas

Ir a um show de comédia

O programa noturno mais clássico da cidade é jantar com show de humor e música ao vivo – o Ceará é terra natal de muitos comediantes famosos, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante. Veja na barraca de praia Chico do Caranguejo, que promove a Quinta do Caranguejo na unidade da Praia do Futuro. Vale conhecer também o Piadaria Comedy Club. 

Se esbaldar à mesa

Comida sertaneja, frutos do mar, tapioca, cuscuz… são muitas as delícias pelos cardápios da cidade. Ninguém sai de Fortaleza sem comer baião-de-dois, caranguejada, carne de sol e docinho de caju. Para ir além, há opções dignas de metrópoles: tem comida contemporânea, italiana, francesa, japonesa, hamburguerias, entre outras.

Tem baião-de-dois do bom por Fortaleza

Voltar a ser criança no Beach Park 

O maior parque aquático da América Latina fica no município de Aquiraz, a 28 km de Fortaleza. Quem gosta de emoção encontra muita adrenalina em atrações como o Insano, toboágua de 40 m de altura e queda livre a 105 km/h, e o Arrepius, escorregador com uma ambientação temática realmente de arrepiar. Para relaxar, você curte o rio com correnteza e a piscina de ondas, e as crianças brincam nos playgrounds aquáticos. Garanta seus ingressos com antecedência na CVC. 

Comprar artesanato local 

A Feirinha Noturna da Avenida Beira Mar, na Praia do Meireles, é gigante: são 600 barraquinhas vendendo produtos de toda a sorte, de roupas a rapaduras. No Mercado Central, há 500 lojas de artesanato regional com, por exemplo, as famosas garrafinhas decoradas com areia colorida. Já o Centro de Turismo (EMCETUR), tem centenas de estandes apinhados de artesanatos em um prédio histórico onde antigamente funcionava uma cadeia pública.

As famosas garrafinhas decoradas com areia colorida

Onde se hospedar:

A Praia de Iracema é a pedida para quem gosta do burburinho turístico, já que tem muito agito noturno e fica perto do Centro Dragão do Mar. Na Avenida Beira-Mar, há zona hoteleira bem servida de comércio e restaurantes. Nos municípios vizinhos, há diversas opções de resorts à beira-mar, como em Cumbuco e na praia de Porto das Dunas, em Aquiraz.