Todo mundo precisa conhecer a nossa capital pelo menos uma vez na vida, né?
Brasília é uma cidade linda, interessante e singular, e ainda fica perto de outros destinos incríveis, como a Chapada dos Veadeiros.
Em um fim de semana dá para dar uma geral nos seus principais monumentos e atrações, e ainda conferir um pouco da cena gastronômica da cidade.
Veja a seguir nosso roteiro para descobrir o que fazer em Brasília de sexta a domingo.
OFERTA CVC: Passagem aérea São Paulo/Brasília ida e volta a partir de R$ 388 em até 3 vezes sem juros
O que fazer em Brasília em um fim de semana:
SEXTA À NOITE
A Torre de TV, inaugurada em 1967 e projetada por Lucio Costa, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do Plano Piloto, é um marco visual de Brasília. Chegue cedo para conseguir pegar as barracas da feirinha de artesanato que rola por ali até às 18h. Depois, você pode visitar o mirante, que tem vista panorâmica a 75 metros de altura. Na praça em frente, bonitas fontes são iluminadas depois que o sol se põe.
Para complementar o programa, acomode-se em uma mesa do Mezanino, gastrobar localizado lá em cima na Torre, com salão muito bem decorado, drinques autorais e pratos elaborados.
SÁBADO
É dia de explorar as atrações do Eixo Monumental, a longa avenida no centro do Plano Piloto. Comece na Praça Buriti para ver o Memorial dos Povos Indígenas e o Memorial JK, que abriga um pequeno museu sobre o ex-presidente.
Depois, estacione na Catedral Metropolitana de Brasília para conhecer por dentro essa grande obra de Oscar Niemeyer, com seus impressionantes vitrais coloridos. Do lado fica o Museu Nacional da República, com boas exposições temporárias.
Mais adiante está o Palácio Itamaraty, repleto de obras de arte (quem tiver interesse de visitá-lo por dentro precisa agendar previamente por email – há horários determinados). Na Praça dos Três Poderes há o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Repare nas esculturas que são emblemáticas de Brasília, como Os Candangos, de Bruno Giorgi.
Siga dali até a Orla JK, espaço verde da onde dá para admirar os três arcos assimétricos da Ponte JK, um dos cartões-postais da cidade. Moradores costumam frequentar o local para fazer passeios de caiaque e stand up paddle no Lago Paranoá.
O dia pode terminar no Pontão Lago Sul, espaço sofisticado na beira da água famoso pela vista do pôr do sol. Ali há uma série de barzinhos e restaurantes com mesas externas superagradáveis. Entre eles, o Mormaii Surf Bar, que serve porções e bebidas, e o Sallva Bar & Ristorante, com massas, carnes e frutos do mar no menu.
DOMINGO
Aproveite os dias predominantemente abertos de Brasília para curtir o Parque da Cidade, conhecido Brasil afora pelas letras de Renato Russo. Essa agradável área de 420 hectares é ponto de encontro da cidade, com lago, parquinhos e quadras esportivas. Para explorá-lo de cabo a rabo, você pode alugar uma bicicleta.
Depois, que tal um brunch turbinado no Ernesto Cafés Especiais da Asa Norte? Tem cafés especiais moídos na hora que podem ser acompanhados de uma série de quitutes. Um lugarzinho charmoso para começar a se despedir de Brasília.