4 vinícolas da Serra Gaúcha​ para visitar pertinho de Gramado e Canela

Vai viajar para a região de Gramado e Canela e quer visitar vinícolas da Serra Gaúcha sem ter que ir muito longe?

Pois saiba que, apesar das vinícolas gaúchas estarem concentradas na região de Bento Gonçalves, a 120 km de Gramado, há sim algumas opções pertinho da cidade.

Nelas, você pode curtir o visual dos vinhedos, conhecer o processo de produção dos vinhos, provar os rótulos da casa e ainda viver experiências como um piquenique entre os parreirais.

Ah, e quem viaja entre fevereiro e março ainda pode aproveitar os eventos especiais da vindima, a temporada de colheita das uvas. Entre 21 de fevereiro e 16 de março de 2025, por exemplo, a Praça das Etnias de Gramado recebe a Vila do Vinho, que reúne produtores e oferece degustações harmonizadas, shows de música e muito mais.

4 vinícolas da Serra Gaúcha perto de Gramado e Canela:

Vinícola Jolimont

Fundada no final dos anos 1940, a vinícola recebe visitantes em sua charmosa sede com um mirante com vista para os vinhedos. O tour básico apresenta a produção e tem degustação completa de vinhos, espumantes e sucos, harmonizados com uma seleção de charcutaria artesanal. Há opções especiais como piquenique com queijos e vinhos, cerimônia de pisa das uvas e até pacote de pedido de casamento.

Onde: a 6 km do centrinho de Canela e 15 km do de Gramado, no caminho do Alpen Park.

Vinícola Ravanello

Essa pequena vinícola boutique produz vinhos e espumantes de alta qualidade a 800 metros de altitude. Na primeira parte da visita, você conhece desde as videiras até o envase, passando pela seleção das uvas, prensagem e fermentação em tanques e barricas de carvalho francês. Na segunda parte, você é direcionado para um local reservado e degusta cinco rótulos.

Onde: a 7,5 km do centrinho do Gramado, perto de atrações como a Vila da Mônica, o Acquamotion e o parque Snowland.

Fachada da Ravanello
Crédito: divulgação

Vinícola Masotti

De uma família italiana que migrou para a região no fim do século 19, a propriedade produz vinhos e sucos. Na visita de 40 minutos, você é guiado pelos netos de Davide Masotti e vê o primeiro parreiral da casa e um museu que explica como são feitos os produtos. Depois, pode provar um suco, um vinho de mesa, um cabernet sauvignon seco e um espumante moscatel branco.

Onde: a 5 km do centrinho de Gramado.

Loja da Masotti
Créditos: Divulgação

Vinícola Casa Seganfredo
Essa pequena vinícola familiar produz vinhos, espumantes e sucos de uvas plantadas em cinco dos 16 hectares da propriedade. A visita guiada começa em um deque com bela vista para os vinhedos, segue pela área de produção, onde rola um bate-papo sobre a elaboração dos vinhos, e termina uma sala especial para degustações, onde pode-se provar dois espumantes, três vinhos tintos e um branco, acompanhados de queijos.

Onde: a 9 km do centrinho de Gramado. Dá para visitar o Le Jardin Parque de Lavanda antes ou depois.