Tudo sobre Curitiba: o que fazer, onde se hospedar, como chegar e mais

Mais populosa metrópole da Região Sul, Curitiba está entre as capitais mais interessantes do Brasil e merece uma viagem de fim de semana.

Exemplo de bom planejamento urbano, Curitiba é repleta de áreas verdes em parques e praças. O transporte público é referência não só no Brasil, mas no mundo. Ótimos hotéis e atrações estão bem distribuídos pela cidade. Para comer, há muitos quitutes inspirados na culinária dos imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos.

A seguir, saiba tudo sobre Curitiba para curtir sua próxima viagem para lá.

Oferta CVC: Passagem aérea para Curitiba a partir de R$ 424 em três vezes sem juros. Aproveite!

Onde fica Curitiba?

A capital paranaense fica na parte leste do estado, bem próxima da Serra do Mar, o que explica a neblina constante cobrindo a cidade. Está a 307 km de Florianópolis e a 407 km de São Paulo.

Como chegar a Curitiba?

Porta de entrada para quem chega a Curitiba, o Aeroporto Internacional Afonso Pena fica no município vizinho de São José dos Pinhais, distante 18 km. Por via rodoviária, para quem vem do Sudeste o caminho mais natural é chegar pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt). Quem vem de Santa Catarina tem duas alternativas: a BR-101 e a BR-376 para quem vem do litoral e a BR-116 para quem chega do interior.

Como circular em Curitiba?

Os famosos pontos de ônibus curitibanos

O transporte coletivo funciona bem na cidade e vale a pena usar os ônibus. Para quem está de carro, é relativamente fácil estacionar perto dos parques. Já na área central, compensa caminhar. O trânsito na área central e no bairro vizinho, o Batel, costuma ser intenso.

O que significa o nome Curitiba?

De origem tupi-guarani, o nome kur-yt-yba significa grande quantidade de pinheiros, muito presentes na paisagem da região. Uma curiosidade: o time de futebol Coritiba tem esse nome porque essa era a grafia europeia usada no início do século passado, enquanto a tupi-guarani era Curityba.

Qual a melhor época para conhecer Curitiba?

Dá para viajar à cidade em qualquer época do ano. O maior evento cultural acontece em março, o Festival de Teatro de Curitiba. Em relação ao clima, chove mais na primavera e no verão, e o inverno pode ser bem frio. O outono tem dias ensolarados, bons para curtir os parques e destinos do litoral.

O que fazer em Curitiba?

A capital paranaense tem ótimos passeios para toda família. Veja uma lista com os mais bacanas

Parque Tanguá

O belo espelho d’água do Parque Tanguá

Uma das mais instagramáveis atrações da cidade, o parque ocupa um lugar onde já funcionaram duas pedreiras. Na parte alta, ficam um espelho d’água, o Jardim Poty Lazzarotto e o sensacional mirante com vista para a parte baixa, onde estão uma cachoeira, um túnel artificial e um lago. Um elevador e uma longa escadaria fazem a ligação entre os dois setores.

Parque Barigui

As capivaras são marcas registradas do Parque Barigui

O precursor dos parques curitibanos é muito querido pelos moradores que, aproveitando seu funcionamento 24 horas, gostam de caminhar ou praticar exercícios a qualquer momento do dia. O enorme lago é cercado por churrasqueiras e quiosques e a presença das capivaras ao redor dele é quase uma certeza. Dentro do parque, funciona o Museu do Automóvel que, entre cerca de 70 veículos, exibe uma Mclaren pilotada por Emerson Fittipaldi em 1974.

Jardim Botânico

Dentro dessa estufa há espécies da Mata Atlântica

O lugar é um dos cartões-postais da cidade e também um dos símbolos dessa Curitiba moderna e verde. A estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres abriga apenas espécies da Mata Atlântica. Ao lado fica o impecável tapete de flores em um jardim em estilo francês. Já o Jardim das Sensações é uma trilha de 200 metros que o visitante faz de olhos vendados para sentir o cheiro e textura das plantas.

Ópera de Arame

O moderno Teatro Ópera de Arame foi construído em um antiga pedreira

Mais uma atração construída na área de uma pedreira desativada, o Ópera de Arame é um imponente teatro com paredes e teto transparentes sustentados por uma estrutura de metal. A visita fica mais grandiosa se combinada com uma apresentação musical ou de dança que costumam fazer parte da programação. No subsolo funciona o restaurante Ópera Arte.

Museu Oscar Niemeyer

Também conhecido como “Museu do Olho”, é o legado que o arquiteto Oscar Niemeyer deixou para a cidade. Localizado ao lado de vários prédios públicos no Centro Cívico, já vale a visita só pela fachada. Mas quem adentra pelo espaço não irá se arrepender: há um espaço dedicado ao arquiteto exibindo maquetes de suas obras, um acervo de arte modernista e contemporânea e ótimas exposições temporárias.

Feira do Largo da Ordem/Centro Histórico

Domingo de manhã é dia de curtir uma das feiras de ruas mais legais do país. O calçadão entre a Praça Garibaldi e a Rua Barão do Serro Azul fica repleto de barraquinhas que vendem artesanatos, roupas, utilitários domésticos e muita comida. Colecionadores de carros antigos ocupam seu entorno. Depois de encher a sacola de compras, pode seguir passeando pelo Centro Histórico – o Museu Paranaense e o Bar do Alemão são ótimas paradas.

Linha Turismo

Uma ótima oportunidade para conhecer todos os principais atrativos da cidade. A cada 30 minutos, ônibus “double decker” saem da Praça Tiradentes e percorrem uma rota com 26 pontos turísticos curitibanos em um tour que, sem paradas, dura 2h30. Ao longo do dia, o visitante pode fazer até três desembarques. Se estiver longe da Praça Tiradentes, não há problema: o passeio pode começar em qualquer uma das estações. Funciona de terça-feira a domingo e, em períodos de férias escolares e feriados nacionais, todos os dias. Compre seu ingresso com a CVC.

Santa Felicidade

Santa Felicidade: reduto italiano em Curitiba

O bairro de origem italiana é famoso por seus enormes restaurantes que servem rodízio de massas – com capacidade para 4.500 pessoas, o Madalosso já figurou no Guiness Book como o maior restaurante do mundo. Para fazer a digestão, vale a pena caminhar pela Avenida Manoel Ribas e conhecer vinícolas e lojas de móveis.

Torre Panorâmica

O mirante fechado de 110 metros de altura está localizado em uma antiga torre de telefonia. De lá você tem uma vista de 360º da cidade. Em dias claros, dá para ver a Serra do Mar. O mirante ainda tem um painel feito pelo artista curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998), que conta a história da cidade e do telefone.

Passeio de trem até Morretes

A emocionante descida da Serra do Mar

Um dos mais incríveis passeios turísticos ferroviários do Brasil, ele cruza 70 km entre a capital paranaense e Morretes, cidadezinha histórica aos pés da Serra do Mar, em uma ferrovia construída nos séculos 18 e 19. Em 4h30 de viagem, o trem desce a serra, com belas vistas pelo caminho (principalmente para quem senta do lado esquerdo). Depois de almoçar um barreado, cozido de carne típico do Paraná, o retorno pode ser feito no próprio trem, ônibus ou van.

Onde se hospedar em Curitiba?

A grande maioria dos hotéis estão distribuídos em um raio de 5 km da área central. Veja nossas indicações:

Qoya Hotel Curitiba – Curio Collection by Hilton

A decoração do hotel é minimalista | Crédito: divulgação

Luxo e modernidade se fundiram no novo hotel do grupo Hilton, inaugurado em 2022. A decoração é minimalista, com muitos elementos da natureza. Com tons claros, as acomodações têm TV Smart 55”, sistema automatizado de iluminação, enxoval de 300 fios, pantufa, roupão e seleção de chás. Pets de até 9 kg podem ficar nos apartamentos, mediante uma taxa. O café da manhã é servido em bufê. com alguns itens à la carte.

Bristol Brasil 500

Piscina com vista panorâmica
Crédito: divulgação

O hotel ocupa os andares mais altos de uma icônica construção circular azul em frente ao Shopping Curitiba. O nome é uma referência aos 500 anos da chegada dos portugueses mo Brasil e muitos elementos indígenas estão presentes na decoração. Todos os apartamentos possuem antessala com sofá-cama e cozinha com micro-ondas. A piscina fica no terraço, com bela vista da área central de Curitiba.

Intercity Curitiba Centro Cívico

Intercity Centro Cívico tem amplos apartamentos
Crédito: divulgação

O hotel fica entre o Centro Cívico, endereço de muitos prédios governamentais e do Museu Oscar Niemeyer, e do Juvevê, um reduto de bons bares e restaurantes. Acomodando até quatro pessoas, os apartamentos são amplos e dispõem de cama queen-size, ar-condicionado, cofre, wi-fi grátis e secador de cabelos. Bicicletas ficam à disposição para quem deseja pedalar na ciclovia em frente.

Slim Curitiba Alto da XV

Slim Curitiba Alto da XV: hotel econômico próximo ao Centro
Crédito: divulgação

Com boa relação custo-benefício, o hotel está em um bairro nobre próximo ao centro. A rua em que fica é uma continuação da boêmia Rua Itupava. Os quartos contam com cama de casal, TV Smart 40” e secador de cabelo. A área de lazer é composta por piscina e academia. Aceita animais de pequeno porte.