Campos do Jordão é um dos melhores – e mais famosos – destinos de montanha do Brasil. No meio da Serra da Mantiqueira, o lugar é perfeito para curtir o clima de montanha em grande estilo, admirar a natureza em família, comer e beber bem ou garantir uma viagem romântica a dois.
A pequena e charmosa cidade é rodeada por montanhas e tem arquitetura em estilo alpino, o que torna o apelido de Suíça brasileira mais que merecido. Durante os meses mais frios, os turistas lotam a Vila de Capivari e curtem as atrações do Festival de Inverno, que traz várias apresentações artísticas e culturais. Mas a cidade pode ser visitada o ano inteiro: subir no alto do Morro do Elefante, fazer o passeio de trem, de teleférico ou conhecer os parques da cidade estão entre as principais atrações.
Saiba tudo sobre Campos do Jordão: o que fazer, onde fica, qual a melhor época para ir, como chegar, quantos dias ficar e muito mais!
Onde fica Campos do Jordão?
Campos do Jordão fica no estado de São Paulo e está a 180 km de distância da capital paulista. O destino fica nas montanhas da Serra da Mantiqueira, próximo da divisa com Minas Gerais. Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba e Taubaté são algumas das cidades próximas de Campos do Jordão.
Qual a melhor época para ir a Campos do Jordão?
As atrações de Campos do Jordão podem ser visitadas durante o ano inteiro. Se você quer curtir o frio e gosta de badalação, a melhor época para ir a Campos do Jordão é durante o inverno. No mês de julho, com termômetros na casa dos 10ºC, a cidade fica especialmente animada – é quando Campos do Jordão sedia o Festival de Inverno, com a apresentação de grandes nomes da música erudita.
A época mais chuvosa na cidade é nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Como chegar a Campos do Jordão?
Como não há aeroportos próximos, a melhor forma de chegar a Campos do Jordão é de carro, ônibus ou transfer. O motorista geralmente leva de 2h30 a 3h para percorrer os 183 km de distância entre São Paulo e Campos do Jordão, se não fizer paradas.
Quantos dias ficar em Campos do Jordão?
A decisão de quantos dias ficar em Campos do Jordão vai depender do seu orçamento e tempo disponível, mas você precisa de ao menos 2 dias para conhecer os principais atrativos da cidade. Se puder, dedique 5 dias inteiros para aproveitar ao máximo a sua viagem para Campos do Jordão.
O que fazer em Campos do Jordão?
Campos do Jordão tem uma ótima estrutura para receber os turistas – farta rede hoteleira, muitas atrações turísticas, bons restaurantes e oportunidades de compras – e um centrinho mega charmoso que está na lista de todo visitante. É uma ótima pedida tanto para famílias com crianças quanto para viagens românticas de casal. Confira o que fazer em Campos do Jordão!
Vila Capivari
A vila é endereço dos principais bares, restaurantes e lojas de Campos do Jordão, a maioria com arquitetura em estilo germânico. Na região fica também a famosa cervejaria Baden Baden, um dos locais mais disputados na cidade.
Bonde ou Maria Fumaça
O passeio de bonde é uma ótima opção para conhecer os atrativos de Campos do Jordão. Embarque na estação Emílio Ribas, próximo à praça principal de Capivari, e vá até São Cristóvão, num trajeto de 8 km percorrido em 40 minutos. Durante o percurso, confira construções típicas e belas paisagens. Aos finais de semana, também há a opção de fazer o passeio de Maria Fumaça – com uma locomotiva a vapor de origem alemã, fabricada em 1927.
Morro do Elefante
Para ter uma vista panorâmica de Campos do Jordão, a dica é subir o Morro do Elefante – é um passeio imperdível para quem visita a cidade. Dá para subir de carro ou teleférico, passando por cima do lago Capivari – onde você também pode se divertir no pedalinho. No alto do Morro do Elefante há algumas barracas de roupas e acessórios. Aproveite para tirar muitas fotos.
Comer bem
Uma das principais atrações de Campos do Jordão é a gastronomia, com muitas opções de restaurantes e bares que servem pratos de diversos sotaques: cozinha italiana, portuguesa, francesa, suíça, alemã, regional… Uma das delícias mais procuradas por lá é o fondue, pedida sem erro nos dias mais frios. Para harmonizar com a comida, você escolhe entre vinhos e cervejas artesanais. As lojinhas de chocolate também são muito disputadas. Entre os restaurantes mais indicados estão o Pontremoli (cozinha italiana), o Café Terraço (pizza gourmet e bistrô a la carte), o Querença da Serra (fondue, pizzas e a la carte) e a cervejaria Baden Baden (bar e cozinha alemã).
Pedra do Baú
Cartão-postal de Campos do Jordão, a Pedra do Baú fica no alto da Serra da Mantiqueira – a mais de 1.950 metros de altitude. É acessível por meio de trilha e escadaria deganchos fincados nas pedras. O complexo formado pelas pedras Bauzinho, Baú e Ana Chata atrai principalmente os praticantes de esportes radicais, como trekking, rapel e escalada.
Parques em Campos do Jordão
Aproveite a natureza e as belezas da serra nos parques Horto Florestal e no Amantikir. O primeiro é um parque estadual, com araucárias, trilhas, pontes, espaço para andar de bicicleta e piquenique. Já o parque Amantikir reúne vegetação trazida de diferentes países e apresenta diversos tipos de jardins. Destaque para o labirinto verde e o mirante.
Festival de Inverno
O evento mais tradicional da cidade é o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Acontece todos os anos no mês de julho, no Auditório Cláudio Santoro e é considerado o maior festival de música clássica do país. Na programação, artistas renomados e alunos bolsistas (que passam um mês estudando com importantes nomes da música nacional e internacional).
Onde se hospedar em Campos do Jordão?
A dúvida de onde se hospedar em Campos do Jordão passa na cabeça de todo visitante que planeja uma visita à cidade. Entre os muitos hotéis, pousadas e chalés, a primeira decisão a tomar é sobre a localização: ficar em Capivari ou nos bairros afastados.
A vantagem de se hospedar em Capivari é estar no centro e poder ir e voltar a pé às lojinhas e restaurantes. Mas quem escolhe ficar um pouquinho mais longe do agito tem a seu favor a tranquilidade da montanha e um contato mais próximo com a natureza – e chance de uma vista panorâmica de Campos do Jordão. Nesse caso, é importante estar de carro para poder circular com mais liberdade.