PASSA QUATRO TEM PASSEIO DE TREM E BELEZAS NATURAIS
Encravada na Serra da Mantiqueira, a pequena Passa Quatro possui belas construções coloniais do final do século 19 e natureza privilegiada, com florestas, parques e cachoeiras. Do Centro parte o passeio mais popular da cidade, a maria-fumaça, puxada por uma locomotiva de 1925. O tour de duas horas leva à Estação Coronel Fulgêncio, na divisa com São Paulo. Entre os atrativos naturais estão a cachoeira da Gomeira, a Floresta Nacional e opico do Itaguaré, um dos melhores pontos para apreciar a beleza do pôr do sol. O município ainda possui 370 quilômetros de estradas rurais, ótimas para passeios em 4×4, mountain bike, trekking ou cavalgadas em meio a matas nativas e casas de pau-a-pique, que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.
QUANDO IR
Passa Quatro tem clima seco, com média anual de temperatura de 22⁰C. Os invernos costumam ser rigorosos e frequentemente registram temperaturas negativas. No calendário de eventos da cidade estão a Festa de São Sebastião (janeiro) e o Festival de Gastronomia (maio).
O QUE FAZER EM PASSA QUATRO
Entre as maiores atrações dos pacotes para Passa Quatro estão o passeio de trem pela serra, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal, a Cachoeira da Gomeira e a Floresta Nacional. O conjunto arquitetônico do centro da cidade também forma um cenário muito bonito.
Trem da Serra da Mantiqueira
O passeio de trem é conduzido por uma maria-fumaça da marca Baldwin de 1929 que era utilizada nas viagens ferroviárias do século passado. O roteiro inicia na estação de Passa Quatro, com parada para compras na estação do Manacá, seguindo até à estação Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. O cenário é deslumbrante, com vista para montanhas, vales e riachos. O toque especial fica por conta de uma dupla de violeiros que embala a viagem.
Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal
Construído pela família Hespanha, já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente também abriga o Patrimônio Histórico Municipal.
ENDEREÇO: Rua Cabo Deodato, 20.
Cachoeira da Gomeira
Localizada em uma propriedade privada, o acesso até a cachoeira é feito por trilha fácil de ser percorrida. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros. É ideal para prática de rappel.
ENDEREÇO: Acesso pela MG-158 (direção Cruzeiro), Km 5,5.
Floresta Nacional de Passa Quatro
Administrado pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948 e possui 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, cachoeira do Iporã e viveiros de mudas.
ENDEREÇO: Estrada do Taboão.
Pico do Itaguaré
Situado entre os municípios de Passa Quatro e Cruzeiro, o pico tem altitude de 2.308 metros e são quatro horas de caminhada até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Tanto esforço vale a pena: vista incrível do Vale do Paraíba de um lado e de Passa Quatro e arredores, do outro. A melhor época para este passeio é de abril a setembro.
Rio Verde
Este é um dos atrativos mais bonitos da região. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina, formando rio com águas frias e cristalinas. Os dois pontos mais procurados para banho são Paraíso e Andorinhão (Poço dos Mottas), localizados entre os bairros Serra dos Lamins e Paiolinho.
ONDE FICAR EM PASSA QUATRO
A cidade possui boa infraestrutura hoteleira e são muitas as opções de pousadas e hotéis em Passa Quatro. Aproveite a área do Centro, próxima de lojas e casarios antigos, ou a área rural com muito verde e ar puro. Em destaque está o novo hotel Mira Serra Parque Hotel, com ampla área de lazer e sistema de pensão completa.
Informações importantes
Fuso horário | Horário oficial de Brasília |
---|---|
Aeroporto mais próximo | Aeroporto de São Lourenço |
Voltagem | 110 volts | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | 23kg de bagagem e 5kg de bagagem de mão |