CIDADE HISTÓRICA ENCANTA COM ARQUITETURA E NATUREZA
A cidade localizada no litoral do Rio de Janeiro é um patrimônio histórico nacional que irá te levar aos tempos do Brasil Colônia. A incrível arquitetura portuguesa do Centro Histórico, ainda com calçamento original, revela marcas deixadas pela opulência do Ciclo do Ouro, da cafeicultura e dos lucros com o comércio de escravos. Hoje, a beleza natural das praias cercadas pela Mata Atlântica e das mais de 60 ilhas é pano de fundo para uma região que recebe turistas com passeios de barco, música, teatro de bonecos, artes plásticas, compras, gastronomia deliciosa e saraus de literatura. Conheça o animado Carnaval de Paraty, brinde o Ano Novo ou participe de celebrações locais como a Flip (Festa Literária Internacional), o Festival da Pinga e a Festa do Divino. Em qualquer época do ano, Paraty é uma festa!
QUANDO IR
A alta temporada acontece no verão, de dezembro a fevereiro. Em julho e agosto, Paraty registra visitantes acima da média por conta de eventos como a Flip e o Festival da Pinga. Já os meses de outono e primavera costumam ser mais tranquilos.
CURIOSIDADES
Todo ouro de Minas Gerais, extraído durante o período colonial, era escoado unicamente por dois portos: Paraty e Rio de Janeiro. Naquela época, Paraty se tornou uma das cidades mais ricas do país.
O QUE FAZER EM PARATY
Além das construções históricas do período colonial, Paraty revela praias lindas, que agradam tanto os aventureiros que adoram mergulhar, como famílias com crianças e até mesmo os naturistas – a praia da Figueira, também chamada de praia dos Pelados, é conhecida por quem dispensa a roupa de banho. Há ainda trilhas pelas Mata Atlântica e cachoeiras. Ao comprar seu pacote para Paraty confira, além da natureza exuberante, os alambiques da região, que produzem a iguaria mais famosa da cidade: a cachaça, utilizada em muitos pratos típicos.
Centro histórico
O conjunto colonial de Paraty está cercado de histórias interessantes: atribui-se à maçonaria o desenho das ruas, enquanto a disposição dos prédios teria sido feita de modo a facilitar a defesa da cidade de ataques piratas. Além dessas curiosidades, o Centro Histórico apresenta atrações incríveis, como a Casa da Cultura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o Antigo Paço Municipal, do século 18, que foi restaurado e hoje abriga a Pinacoteca da cidade.
Praias
Conheça praias belíssimas, como a Cachadaço, com areias brancas e orla cercada de vegetação, o mar agitado da praia do Sono, a enseada de águas calmas de Paraty-Mirim, as praias urbanas localizadas na região central (Pontal e Jabaqura), além da praia da Figueira – também conhecida como praia dos Pelados, por ser frequentada por naturistas.
Cachoeiras
A Serra da Bocaina revela muitas quedas d’água, como a Tobogã, em que uma grande pedra lisa forma um escorregador que deságua em um poço; a Pedra Branca, cujas quedas d’água terminam em piscinas naturais cercadas por pedras. No local ainda existem vestígios de uma antiga hidrelétrica. Na Toca da Ingrácia, uma corda amarrada em árvore permite aos banhistas se jogarem nos poços naturais.
Alambiques
A cidade foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Hoje ainda existem sete alambiques principais: o mais antigo é o Coqueiro, gerenciado pela mesma família há cinco gerações. Aprecie também a bebida feita com capricho nos alambiques Engenho d’Ouro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca, Maré Cheia e Maria Izabel.
Caminho do Ouro
Conhecido antigamente como “estrada da serra do facão”, o caminho serviu durante mais de três séculos para escoar ouro, café, escravos e cachaça. São 2,5 quilômetros de trecho aberto ao público na estrada, construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhas indígenas no meio da Mata Atlântica.
Vila de Trindade
Um dos passeios mais tradicionais de Paraty, a vila rústica, habitada por descendentes de hippies, é repleta de pousadas simples, campings e bares. Visite as praias do Cepilho, dos Surfistas, de Fora, do Meio e a praia do Cachadaço, uma das mais bonitas e preservadas. A partir dali, faça uma trilha que leva a um dos cartões-postais da região, a piscina natural do Cachadaço. Uma muralha de pedras gigantes separa o poço do mar aberto, permitindo um mergulho tranquilo.
Cajaíba
O local reúne as praias do Pouso, Panema, Grande e Itaoca, interligadas por trilhas que margeiam os costões. Fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga e o acesso se dá por barco. A praia do Pouso tem águas cristalinas, ideias para mergulho, deve seu nome ao padre José de Anchieta, que passou uma noite ali, na companhia de indígenas, em 1563. Cajaíba ainda possui bons mirantes, como a Pedra da Miranda e o Farol da Juatinga.
ONDE FICAR EM PARATY
São muitas as opções de pousadas e hotéis em Paraty, espalhadas por bairros como Centro, Caborê, Pontal, Portal e Centro Histórico. Se você preferir ficar no Centro Histórico, estará próximo ao cais, igrejas e casarões restaurados, transformados em lojas, restaurantes e centros culturais.
Informações importantes
Fuso horário | Paraty segue o horário oficial de Brasília |
Aeroporto mais próximo | Aeroporto Internacional Galeão e Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro |
Voltagem | 110 volts | Tomada tipo N |
Peso da bagagem | 23 kg de bagagem e 5 kg de bagagem de mão |