Celebrado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia fala sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do mundo.
A Amazônia corresponde a 59% de todo o território, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão – e estende-se também por vários países vizinhos.
Leia também:
- Viagem consciente: como ser um turista em dia com o planeta
- REprograma CVC: compromisso com a sustentabilidade e diversidade
Nessa imensidão, não faltam lugares para conhecer e atividades para vivenciar a floresta, de quebra ajudando a gerar renda para as comunidades da região. O turismo na Amazônia é rico em experiências únicas, como o passeio pelo encontro das águas dos rios Negro e Solimões e as hopedagens no meio na mata.
Confira seis dicas do que fazer na sua viagem para a Amazônia:
Ver botos em Novo Airão (AM)
A 190 km de Manaus, o município de Novo Airão é um dos lugares para ver em seu habitat natural esse animal que é um dos símbolos da Amazônia: o boto-cor-de-rosa. Ali, você pode mergulhar os pés no rio Negro e observar os bichinhos, que chegam pertinho do píer.
Observar um boto-cor-de-rosa é uma experiência inesquecível
Conhecer a bela Ilha de Marajó (PA)
Na foz do Rio Amazonas e às margens do Atlântico, a Ilha de Marajó faz parte do maior arquipélago fluvial do planeta. Por lá, dá para descansar em lindas praias de água doce, como a do Pesqueiro e de Barra Velha, visitar a vila história de Joanes, para conhecer a famosa cerâmica marajoara, passear pela fazenda São Jerônimo, com búfalos e um manguezal, e desfrutar da gastronomia local, repleta de peixes e, claro, queijo de búfala.
Visitar o caribe amazônico de Alter do Chão (PA)
Algumas das faixas de areia mais bonitas no Brasil se formam nas margens do rio Tapajós e seu afluente Arapiuns na temporada seca, entre agosto e janeiro. O cartão-postal é a Ilha do Amor, com águas clarinhas e a Serra Piraoca, ponto mais alto da região, ao fundo. Passeios de barco levam para ver mais praias e comunidades ribeirinhas.
Vivenciar Manaus, a capital do estado do Amazonas (AM)
A metrópole de mais de 2 milhões de habitantes pulsa no coração da floresta. Manaus guarda monumentos e edifícios históricos como o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, e o famoso encontro dos Rios Negro e Solimões, que pode ser visto de barco. Passe também pelo Museu da Amazônia (MUSA), com 100 hectares de floresta nativa para saber mais sobre a biodiversidade amazônica.
Ter uma imersão na cultura indígena
Guardiões da floresta, os povos originários são um registro vivo da cultura e dos saberes amazônicos e da história da região, que começou bem antes de 1500. Em algumas aldeias, você pode vivenciar o dia a dia das famílias. Perto de Manaus, por exemplo, a Comunidade Indigena Dessana Tukana tem um núcleo cultural para receber visitantes.
Se hospedar em um hotel de selva
A região tem resorts e lodges que oferecem experiências imersivas na floresta e são comprometidos com a preservação do meio ambiente. Em Manaus, o Uiara Amazon Resort está instalado em uma plataforma flutuante no Rio Negro. O Amazon Ecopark Jungle Lodge também tem vista para a água, às margens do Rio Tarumã – o que rende uma prainha particular para os hóspedes. Já o Amazônia Jungle Hotel fica às margens do Paraná Ariaú, um canal natural entre os rios que formam o rio Amazonas.