Maragogi (AL) e Porto de Galinhas (PE) são destinos muito procurados pelos clientes da CVC.
Para quem não sabe, eles ficam a menos de 100 km de distância. E ambos tem paisagens lindíssimas com piscinas naturais, ampla oferta de hotéis e ótimos restaurantes.
Para te ajudar a decidir em qual praia do Nordeste você vai passar suas próximas férias, fizemos um comparativo entre eles. Mas, se tiver tempo, dá até para conhecer os dois em uma viagem só.
OS DESTINOS
Maragogi está localizada no extremo norte do litoral alagoano e fica no meio da rota litorânea entre Recife e Maceió. Seu centrinho tem ruas estreitas e uma avenida. É de lá que parte a maioria dos passeios de barco em direção às Galés. A orla tem 14 km de praias sossegadas com hotéis, pousadas e dois resorts.
Distrito de Ipojuca, Porto de Galinhas tem um colorido centrinho com pequenos shoppings, lojinhas, restaurantes e pousadas. As famosas piscinas naturais ficam bem em frente. Muitas opções de hospedagem, incluindo aí um bom número de resorts, se localizam nos 10 km de orla entre o centro e a Praia de Muro Alto.
OFERTA CVC: Diária no Croa Mares Maragogi a partir de R$ 406
CLIMA
Em Maragogi, a época de chuvas se estende entre abril e agosto. Lá também é importante considerar a tábua de marés para ver quando saem os passeios até as Galés, feitos na maré baixa. Na dúvida, vá para Maragogi durante as luas cheia e nova.
As chuvas também caem em Porto de Galinhas entre abril e agosto, mas por lá o passeio de jangada para as piscinas naturais acontece todos os dias. Quem quer sossego deve evitar viajar em janeiro, época em que Porto de Galinhas atinge sua lotação máxima.
HOTÉIS
Maragogi tem dois núcleos de hospedagem: no centro, a Avenida Senador Rui Palmeira, a via litorânea, concentra pousadas com bom custo-benefício. Ao longo da AL-101 estão distribuídos resorts all-inclusive, hotéis de médio porte e pousadas – a grande maioria, pé na areia.
Em Porto de Galinhas, as opções de hospedagem estão bem distribuídas pelo centro, pela Praia do Maracaípe (ao sul) e ao longo da PE-099 (ao norte), onde estão as praias do Cupe e Muro Alto. A oferta hoteleira é bem grande, com um considerável número de grandes resorts, garantido um bom movimento durante o ano inteiro.
OFERTA CVC: Diária no Tabaobí Smart Hotel, em Porto de Galinhas, a partir de R$ 449
GASTRONOMIA
Em Maragogi, a Avenida Senador Rui Palmeira, na orla central, é o endereço de bares e restaurantes de várias especialidades, muitos deles pé na areia. Há um bom número de barracas de praia em Barra Grande, Burgalhau e Peroba. Os restaurantes Tuyn, na Praiagogi Boutique Pousada, e Camurim Grande, na Pousada Camurim Grande, são direcionados a casais e recebem não-hóspedes mediante reserva.
O centro de Porto de Galinhas tem opções para todos os gostos e bolsos. No burburinho tem bons pescados, comida regional, pratos italianos, crepes e comidinhas de rua. Na Rua das Piscinas Naturais, os restaurantes têm varandas voltadas para o mar. Ícone local, o descontraído restaurante Beijupirá tem, entre suas especialidades, receitas de peixes servidos com frutas.
PRAIAS
A orla de Maragogi tem 14 km de praias acessadas pela AL-101. Coqueiros a perder de vista, longas faixas de areia boas para caminhadas e piscinas naturais são características das praias. O centro e a Praia de São Bento, ao sul, são mais urbanizadas. Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu, Ponta do Mangue e Peroba são as praias do norte, com trechos bem sossegados em algumas delas.
Porto de Galinhas alterna praias de mar manso e agitado. Ao sul, Pontal do Maracaípe tem águas tranquilas e piscinas naturais. Já Maracaípe mesmo é a meca do surfe pernambucano. A praia da vila de Porto de Galinhas é protegida pela imensa barreira de coral. Ao norte, a Praia do Cupe é uma enseada com mar encrespado, enquanto Muro Alto começa agitada e termina em uma verdadeira piscina entre a faixa de areia e um longo recife que corre horizontalmente.
PASSEIOS
Em Maragogi, ninguém vai embora sem conhecer as Galés, o impressionante conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa. Como as Galés são muito procuradas, quem busca mais exclusividade pode pegar um barco para as piscinas naturais de Barra Grande e Peroba. Para conhecer todas as praias da região em uma só tacada, compensa muito fazer um passeio de bugue.
Porto de Galinhas conquistou fama devido às suas piscinas naturais alcançadas por coloridas jangadas. Outro campeão de audiência é o passeio de bugue que vai do Pontal de Maracaípe até Muro Alto. Já o passeio de jangada pelo Pontal do Maracaípe passa por manguezais e por uma área onde vivem cavalos-marinhos.
ARREDORES
Imediatamente ao sul, Japaratinga é considerada uma praia de Maragogi, mas é um município próprio. As praias são longas com mar esverdeado. A praia central tem piscinas naturais e, quando a maré está baixa, dá para andar 500 metros mar adentro. Com 1h de viagem chega-se em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, consideradas um pedaço do Caribe no litoral alagoano.
Porto Galinhas está a 52 km de uma das praias brasileiras mais cultuadas do momento. Localizada em Tamandaré, a Praia de Carneiros conquista pelo seu visual arrebatador: coqueiros protegem uma faixa de areia branquinha, e o mar é cristalino com piscinas naturais cheias de peixinhos. Para coroar o cenário, há uma capelinha em meio ao coqueiral.